Municipais’20: Mensagem do Deputado Carlos Gonçalves de apelo à participação cívica

Caros compatriotas,

Em França, estima-se que vivam e trabalhem cerca de 1,3 milhões de franco-portugueses. No entanto, das 492.000 pessoas que são unicamente detentoras da nacionalidade portuguesa, apenas 82.000 estão inscritas nas listas eleitorais francesas.

Como sabem, as próximas eleições autárquicas – “élections municipales” – terão lugar nos dias 15 e 22 de março de 2020. É um momento muito importante da vida local e todos os cidadãos da União Europeia, inclusive os Portugueses, são convidados a votar nessas eleições. Mas para que isso seja possível, devem proceder à inscrição nos cadernos eleitorais franceses imperativamente antes de 07 de fevereiro de 2020.

Assim, caso ainda não esteja inscrito, seria conveniente fazê-lo deslocando-se à Câmara Municipal – “Mairie” – da sua área de residência para proceder à sua inscrição. É um processo simples e que não leva muito tempo a realizar.

Algumas semanas antes do escrutínio irá então receber o seu cartão de eleitor – “carte d’électeur” – com a indicação da mesa de voto onde poderá votar.

É essencial que os Portugueses aumentem a sua participação na vida cívica local contribuindo assim de forma decisiva para a sua visibilidade e afirmação em França.

Agradecendo, desde já, toda a atenção que prestou a esta mensagem de apelo à participação cívica, apresento os meus melhores cumprimentos.

“Quem vota conta”

 

Carlos Gonçalves

Deputado à Assembleia da República

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]