Município de Montalegre pretende criar uma rede de emigrantes conectados

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Montalegre anunciou hoje que pretende estabelecer uma rede da Diáspora Barrosã “Tão longe e Tão perto”.

“Esta iniciativa insere-se numa estratégia a médio e longo prazo de atração de investimento e desenvolvimento económico locais, da qual se destacam o ‘Encontro do Emigrante Barrosão’, adiado para 2021, e o ‘Encontro de Investidores da Diáspora’ previsto para 2022” diz uma nota do município enviada às redações. “Com estas medidas, o Executivo municipal, para além de dar seguimento ao estabelecido na lei, relativamente à transferência de competências para as autarquias locais, vai mais longe, ao partilhar os desígnios do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, em colaboração com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, para trabalhar no sentido de atrair investimento e/ou internacionalizar bens e serviços produzidos em Montalegre”.

O Presidente da Câmara municipal de Montalegre, que será aliás o convidado da “Entrevista live” do LusoJornal na próxima segunda-feira, quer estabelecer uma “extensa rede” formada por Barrosões espalhados pelo Mundo, por considerar que “constitui a base de um projeto com vista ao aprofundamento de laços identitários e desenvolvimento de relações económicas que reforcem o progresso do concelho de Montalegre e a melhoria das condições de vida e empregabilidade da extensa comunidade barrosã, esteja esta em Portugal ou espelhada por todo o Mundo”.

Para apoiar esta conetividade o Município conta com a Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora, “que ligará as diferentes áreas de governação”.

“A reboque deste raciocínio, o município de Montalegre lança um apelo aos Emigrantes no sentido de se dirigirem ao Presidente de Junta de Freguesia, ou ao Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) da autarquia de Montalegre, de forma a integrar esta imensa família que é a Diáspora Barrosã. A ideia é alargar esta iniciativa a todos os barrosões que residem fora do concelho. Todos contam! Para tal, o slogan ‘Tão longe e Tão perto’. É o lema que queremos desenvolver junto de todos aqueles que, infelizmente, vimos partir deste nosso território” termina a nota da Câmara Municipal de Montalegre.

 

Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE)

Praça do Município, nº 1

5470-214 Montalegre

gae@cm-montalegre.pt

+351.276.510.200

 

Comunidade