Na Cozinha do Vítor – Arroz de marisco

Um pouco de história:

O Arroz de marisco é um prato tradicional da gastronomia de Portugal, tendo a sua origem na praia da Vieira, na região da Marinha Grande e foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Como o nome indica, o prato é confecionado com diversos tipos de marisco. Entre estes, contam-se os camarões, as amêijoas, a sapateira, a lagosta, o mexilhão e o berbigão. As combinações de mariscos utilizadas variam de região para região, consoante as receitas, a disponibilidade e o preço de cada um dos mariscos.

 

Ingredientes:

400 grs de arroz

500 grs de mexilhão

500 grs de amêijoas

500 grs de camarão

4 bocas de sapateira

1 tomate bem maduro

4 colheres de sopa de azeite

1 cebola média picada

50 grs de margarina

2 dentes de alho picado

1 molhinho de coentros

picante q.b.

sal

1 dl de vinho branco

 

Preparação:

Limpe e lave os mariscos. Coza-os e descasque-os, aproveitando a água depois de filtrada (para evitar a areia) de todos eles, e deixando alguns camarões inteiros para decoração.

Com as cabeças do camarão faça um bom caldo, triture e filtre.

Refogue os alhos picados, o tomate maduro sem as grainhas e as cebolas no azeite e margarina, sem deixar queimar. Junte o caldo filtrado, e o vinho deixe levantar fervura e, junte o arroz (4 chávenas de caldo para 1 de arroz) deixe cozer por 12 minutos, junte os mariscos e os coentros picados, retifique os temperos e deixe ao lume por mais 3 minutos.

Retire o tacho do lume e decore com alguns camarões inteiros e uma delícias do mar sobretudo se os seus convivas são crianças pois em geral as crianças preferem “As delicias” do que descascar os camarões.

Sirva de imediato.

 

Nota: Na foto está uma das minhas recentes realizações do arroz de marisco, como não tenho tacho em cerâmica fiz no Wok. Eu sei, não é a mesma coisa, mas não sou um purista.

 

Vinho: Branco fresco, de preferência Verde.

 

Atenção: Há receitas mais rápidas e menos complicadas, mas isso fica para outra vez.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]