Na Cozinha do Vítor: Pão de Ló

Um pouco de história…

O Pão de Ló é um bolo à base de ovos, farinha de trigo e açúcar. Em Portugal, existem quatro variedades regionais que se tornaram símbolos dessas regiões.

Aqui ficam as histórias:

 

Alfeizerão

Esta terra é bastante conhecida pelo seu famoso Pão de Ló. Segundo o jornal “Ecos do Alcoa”, em 1932 dava-lhe o nome de “Pão de Ló da Tia Amália”.

Diz-se que a receita do Pão de Ló pertencia às freiras do Convento de Coz e que tinha sido transmitido a senhoras residentes na terra que o confecionavam em dias de festa. Certo dia o Rei D. Carlos fez uma visita a Alfeizerão sendo presenteado com esta iguaria. Mas tamanho era o desejo de o bem servir que a cozedura do Pão de Ló ficou incompleta. Ao contrário do esperado, o resultado foi um enorme sucesso que mereceu a preferência do Rei e o aplauso dos presentes. Foi assim descoberto o Pão de Ló de Alfeizerão.

 

Arouca

O Pão de Ló de Arouca, mais precisamente da freguesia de Burgo tem sido vendido desde 1840. Pensa-se que este, possivelmente surgiu como um doce conventual tendo origem no Convento de Arouca. Mas descendentes da família Teixeira Pinto, que em 1840 começaram a comercializar Pão de Ló, afirmam que esta receita nada tem de raiz conventual.

Afirmam ser os “inventores” de tal receita e que nos meados do séc. XIX tinham por hábito fazer este doce para consumo próprio e para os seus amigos. As pessoas que tiveram a oportunidade de provar começaram a pedir para confecionarem este doce para dar a outras pessoas como forma de pagamento de favores, especialmente como oferta para o médico de família. É facilmente distinguido de outros pães de ló pois este é preparado em fôrma retangular, comercializado às fatias e envolvido em calda quente de açúcar.

 

Ovar

O Pão de Ló típico de Ovar tem a forma de uma broa e é feito de uma massa leve e fofa. Na parte superior a côdea é muito fina e húmida com uma cor acastanhada (o “ló”), à sua volta tem uma orla de massa cremosa com a cor amarelo-ovo. Tradicionalmente é envolvido em papel de linho branco. Pouco se conhece sobre as suas origens, sabendo-se somente que tem origem conventual. Há quem diga que uma freira tenha divulgado a receita a algum familiar ou amigo residente em Ovar. No séc. XIX o Pão de Ló era confecionado por várias famílias de Ovar, destacam-se a Arrota, a Guedes, a Presódias e a Virgílio.

 

Margaride

A freguesia de Margaride pertence ao distrito do Porto. A povoação de Margaride foi elevada à categoria de vila de Felgueiras, por carta de D. Maria II, datada de março de 1846. O fabrico do pão de ló ou pão leve, em Margaride data de há mais de dois séculos proveniente de uma mulher chamada Clara Maria. Quando esta morreu a senhora que vivia consigo, Antónia Félix cujo sobrenome desconhece-se continuou a fabricar Pão de Ló, tendo em sua companhia Leonor Rosa que tinha ficado ao encargo e cuidado da sua patroa Clara Maria. Leonor aqui viveu até aos 16 anos, tendo sido raptada e mais tarde veio a casar-se com o seu raptor.

Nessa altura foi para Lixa fabricar Pão de Ló. A primeira fábrica de Pão de Ló, ou Pão Leve, de Leonor Rosa, foi montada numa casa, situada no lugar do Tanque, na povoação de Margaride, pois então ainda não tinha a categoria de vila, casa essa que foi demolida, onde está hoje uma casa grande de dois andares. Mais tarde Leonor veio a casar pela segunda vez, mudando-se para a residência do segundo marido, onde atualmente está instalada a fábrica de Pão de Ló de Margaride. Anos mais tarde, Leonor Rosa ficou viúva e resolve casar-se com o marido da sua criada. Leonor Rosa da Silva falece a 9 de julho de 1898, sem descendentes e instituiu como herdeiro o seu terceiro marido – Joaquim Luíz da Silva, por testamento datado de 12 de julho de 1877. Joaquim Silva ao falecer em 1909 deixa como seu herdeiro o seu irmão José Maria da Silva, falecido em 1940. José Maria Lickfold da Silva herda, então, de seu pai a fábrica do Pão de Ló de Margaride – Leonor Rosa da Silva, Sucr.

Leonor Rosa, durante mais de cinquenta anos de trabalho, consegue tornar conhecido, em Portugal e no Brasil, o seu Pão de Ló de Margaride cujo nome é, hoje, bem persistentemente cobiçado.

 

Ingredientes

– 7 ovos

– 250g de açúcar

– 150g de farinha

– raspa de laranja

 

Preparação

Deverá começar por ligar o forno para que este esteja já quente quando lá puser o Pão de Ló. Separe as gemas das claras. Comece por bater as claras em castelo. À parte bata as gemas juntamente com o açúcar. Bata muito bem até que fique um creme esbranquiçado. Junte o resto das claras em castelo, mas não bata com a batedeira, somente as envolva no creme com uma espátula. Por fim, unte e polvilhe a forma com farinha e deixe verter a massa. Leve ao forno a 180ºC, durante 40 a 50 minutos.

 

Nota: A fonte deste artigo é “A senhora do Monte”

Atenção: Há outras receitas, mas esta será a mais genuína.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]