LusoJornal / Tony Inácio

«Natal em Casa» em Villeneuve-lès-Maguelonne

A associação APFH – Rancho Tradições do Minho, organizou mais uma vez a sua Festa de Natal, à qual chamou «Natal em Casa», no passado domingo, dia 10 de dezembro.

Desde a véspera da festa, uma grande parte dos membros do grupo já estavam em efervescência, com mangas arregaçadas a preparar a sala para o dia seguinte. Foi mesmo improvizada uma enorme cozinha para preparar «com a higiene que o assunto requere» os pratos que foram propostos na festa.

No domingo, logo de manhã, as cozinheiras e os cozinheiros deitaram mãos à obra para preparar as entradas, o bacalhau com batatas, um prato que se impõe nos almoços de Natal, e uma enorme mesa de sobremesas.

A sala do Centre Culturel Béranger de Frédol, em Villeneuve-lès-Maguelone, acabou por ser pequena para acolher este evento já que a Direção teve de recusar muitas reservas por falta de espaço.

A festa propriamente dita começou por volta das 13h00, quando toda a gente já estava à mesa, com o discurso de boas-vindas proferido pela Presidente da associação, Fátima Dantas, assim como pelo Maire de Villeneuve-lès-Maguelone, Noël Segura.

No fim do almoço, sempre num ambiente convivial e alegre, seguiu-se uma demonstração de folclore pelas crianças do grupo Tradições do Minho, que provocou uma imensa salva de palmas, sobretudo quando os pequenos Carla e João dançaram o Fandago.

Já depois da sobremesa começou o baile, animado pelo grupo Bruno Santos & Duo Lusitano e a festa só terminou por volta das 19h00, com a entrada na sala do Pai Natal, que entusiasmou as muitas crianças presentes, que não perderam a ocasião para a tradicional fotografia com o aquele que lhes vai trazer prendas daqui por umas semanas.