LusoJornal | LSG

Obras no Cemitério militar português de Richebourg. Motivo de esperança?

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Verão 2020: obras de restauro do monumento português no Cemitério de l’Est de Boulogne-sur-Mer, ali estão sepultados 44 soldados português da I Guerra mundial.

Verão 2021: constatamos a presença de andaimes nas duas construções no fundo do Cemitério Militar Português de Richebourg.

O LusoJornal sabe que estas obras há anos estavam previstas, destinando-se a substituir o telhado do pequeno museu da direita e da dispensa do lado esquerdo do cemitério.

É sem dúvida motivo de regozijo para quantos por ali passam e para quantos defendem a necessidade de honrarmos os soldados do CEP (Corpo Expedicionário Português) que por aqui esteve em terras de Flandres durante os dois últimos anos da Grande Guerra.

Para o que ainda resta a fazer, tanto em Boulogne-sur-Mer, com a renovação das placas, como um arranjo geral de Richebourg, são necessários fundos importantes, mas também vontade política, cultural, memorial…

Restaurar os dois telhados da despensa e museu de Richebourg é, esperamos, um começo. Será que outras grandes obras se seguirão? Lembramos que pelo menos duas lápides estão artificialmente de pé, o que é um perigo, estando estas uma partida há um ano (na campa de Manoel Maria Carvalho) e uma outra constatada há cerca de um mês (Antero Pacheco).

 

Artigos relacionados:

(1) https://lusojornal.com/i-guerra-mundial-memorial-portugues-no-cemiterio-de-boulogne-sur-mer-esta-em-perigo-de-ruir/

 

(2) https://lusojornal.com/ja-comecaram-as-obras-no-memorial-portugues-do-cemiterio-de-boulogne-sur-mer/

 

(3)https://lusojornal.com/ministro-joao-gomes-cravinho-os-cemiterios-degradam-se-se-nao-se-tiver-a-devida-atencao/

 

(4) https://lusojornal.com/encore-une-stele-par-terre-du-cimetiere-militaire-portugais-de-richebourg/

 

(5) https://lusojornal.com/o-cemiterio-militar-portugues-de-richebourg-precisa-de-obras/

 

(6) https://lusojornal.com/aqui-tambem-e-portugal/

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]