Lusa | António Pedro Santos

Opinião: Teatro, antiguidades e fotografia portuguesas em Paris

Esta segunda semana é, verdadeiramente, uma semana de forte presença cultural: teatro, antiguidades e fotografia compõem o leque de possibilidades e linguagens que oferecem em Paris as melhores imagens portuguesas.

Dia 11, quarta-feira (e até 6 de outubro), Tiago Rodrigues, Diretor do Teatro Nacional D. Maria II, um dos mais celebrados e aclamados e premiados jovens autores de teatro da Europa, estreia em França a sua nova produção, “The Way she dies”, no local onde habitualmente se apresenta: o Théâtre de la Bastille. A peça, que será apresentada em numerosos países da Europa, interpretada em português, francês e flamengo (tendo como atores Isabel Abreu, Pedro Gil, Jolente Keermaeker e Franck Vercruyssen) é uma revisitação inteligentíssima do romance de Tolstoi, Ana Karenina através de personagens nossos contemporâneos.

Dia 13 (e até 17), abre ao público em geral, a Bienal de Paris, uma das mais prestigiadas feiras de Antiguidades do mundo e onde têm tido lugar cativo duas galerias com ligações a Portugal. Por um lado, a Galerie Mendes, de Paris, de Philippe Mendes, figura que se tem destacado na divulgação da cultura visual portuguesa em França, nomeadamente na oferta de uma pintura de Joséfa de Óbidos ao Museu do Louvre (em 2016) e, recentemente, empenhado também na apresentação de arte contemporânea (Rui Chafes, em 2017). Por outro, uma galeria lisboeta, a S. Roque, que, no ano passado, foi distinguida com um prémio na Feira pela apresentação de uma raríssima salva portuguesa do séc. XVI. Veremos que surpresas nos trazem desta vez.

Finalmente, dia 14, sábado, ao fim da tarde, e até 19 de outubro, na galerie Bernard Bouche (123 rue Vielle du Temple), Jorge Molder, um dos mais prestigiados fotógrafos portugueses e muito conhecido em França, apresenta sob o título “Malgré lui…”, quinze diferentes expressões faciais que, indo “do espanto ao terror”, aprofundam o seu trabalho em torna da auto-representação.

 

Esta crónica é difundida todas as semanas, à segunda-feira, na rádio Alfa, com difusão às 7h00, 9h00, 11h00, 15h00, 17h00 e 19h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]