Perto de dez mil Peregrinos reunidos no Mont-Roland (Jura) na peregrinação a N. Sra de Fátima

Decorreu este fim de semana, no Santuário de Mont-Roland, no Jura, a 56ª Peregrinação em Honra de Nossa Senhora de Fátima.

Iniciada no sábado, dia 10 de maio, com a Missa Vespertina e Procissão de velas – cerimónia que foi celebrada pelo Padre Jerónimo Fernandes, vindo de Portugal – a peregrinação contou com a presença de perto de um milhar de peregrinos.

No domingo, dia 11 de maio, as cerimónias religiosas começaram às 10h30, com a missa celebrada pelo Padre Jerónimo Fernandes, cocelebrada pelo padre Xavier, pároco da localidade, entre outros.

Com condições climatéricas favoráveis, pensa-se que perto de dez mil peregrinos marcaram presença no Santuário Mariano de Mont-Roland, que contou igualmente com a presença do Maire de Dole.

Mas bem antes do início das cerimónias religiosas, fora do recinto religioso, já se ouviam as concertinas e os cantares populares, com os cheiros apetitosos vindos das churrasqueiras e outras petiscarias, o que levava a prever um dia de grande festa, fazendo relembrar aqueles anos que antecederam a pandemia de corona viros.

“Temos razões para grande satisfação” confessa Arménia Pereira, Presidente da associação “Pelerinage Notre Dame de Fátima à Mont-Roland”, ao LusoJornal, ao ver o regresso em grande número dos Peregrinos, muitos deles vindos da Suíça.

O Terço, inicialmente previsto para as 15 horas, foi atrasado de meia hora, a fim de dar tempo aos 3 Ranchos Folclóricos e grupos musicais, de poderem atuar num recinto a eles destinado.