Portugal e a França foram eleitos para o Conselho Económico e Social das Nações Unidas

Portugal e a França foram eleitos para o Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Num comunicado enviado às redações, o Ministério português dos Negócios Estrangeiros congratula-se com a eleição de Portugal e pelo facto de ter tido 182 votos, “o candidato mais votado no grupo de países da Europa Ocidental (WEOG)”.

Para além de Portugal e da França, foram também eleitos a Alemanha, Áustria e Reino Unido.

“O excelente resultado obtido por Portugal nesta eleição reflete o reconhecimento internacional da importância que o nosso país atribui ao multilateralismo e o nosso empenho em assegurar uma ativa participação nacional nos diversos órgãos das Nações Unidas” diz a nota do MNE. “A presença de Portugal no ECOSOC constitui uma mais-valia para a projeção da imagem do nosso país a nível internacional e permite uma capacidade de intervenção acrescida na comunidade internacional”.

Portugal foi pela última vez membro deste Conselho entre 2015 e 2017. O novo mandato, de três anos, tem início em 1 de janeiro de 2021.

O ECOSOC foi criado em 1945, como um dos seis principais órgãos da ONU, e atua, em coordenação com as outras estruturas da organização, na promoção do desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões mais relevantes: económica, social e ambiental.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]