Portuguesa detida em França por raptar filha

Uma mulher portuguesa, que era alvo de um mandado de detenção europeu, encontra-se detida em Nancy em França. Com 29 anos de idade, esta Portuguesa está acusada de ter raptado a filha há três anos, na zona da Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, no distrito de Setúbal.

A criança, que tinha na altura 8 anos, estava à guarda legal da avó materna, mas a mulher decidiu raptá-la e fugir com a menina, isto tendo ocorrido em 2016.

Desde a fuga e até à detenção, a mulher « circulou por diversos países da Europa, mantendo contacto com a avó da criança, a quem tentou constranger a abdicar da guarda da mesma, sob pena de não a voltar a ver », afirmou numa nota a Polícia Judiciária portuguesa.

A detenção foi realizada pelo Departamento de Investigação Criminal de Setúbal em colaboração com as autoridades policiais da cidade francesa de Nancy.

De acordo com a Polícia Judiciária portuguesa, a detida será presente às autoridades judiciárias francesas, « as quais decidirão sobre a sua futura extradição para Portugal ». Quanto à criança deverá ser entregada à avó, que mantém a guarda legal.