Portugueses de Troyes também comemoraram as Aparições de Fátima

A Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima, em Troyes, voltou a comemorar este ano, no início do mês de maio, uma peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima.

No sábado dia 12, às 20h00, os festejos começaram com a Missa e Terço, acompanhados com cânticos em português, com o Padre Joaquim Pinho, vindo de S. João da Madeira, para celebrar na igreja de La Chapelle Saint Luc.

No domingo, dia 13, a Missa franco-portuguesa teve lugar às 10h30, na mesma igreja, celebrada pelos Padres Bernard Claireau e Joaquim Pinho.

Depois da Eucaristia, houve o tradicional «Copo de Amizade» oferecido pela Comissão a todos os peregrinos presentes, de várias nacionalidades, onde não faltou o Vinho do Porto, entre outros. Cerca de 200 pessoas participaram neste aperitivo de amizade. Seguiu-se um almoço de convívio onde participaram umas 80 pessoas, em companhia dos celebrantes da Missa.

As 16h00 teve lugar o Terço em português, com alguns cânticos em francês, «também por respeito para com vários franceses ou peregrinos de outras nacionalidades presentes».

Todos os presentes foram unânimes em felicitar a Comissão organizadora e o Padre Pinho, que abandonou por alguns dias a sua Paróquia, para aceitar o convite dos Portugueses de Troyes.

Em Troyes, a próxima festa em honra de Nossa Senhora de Fátima vai ter lugar a 13 e 14 de outubro.