Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’

Presidente da associação Les Amis du Jumelage de Marly-le-Roi visitou Viseu

O Presidente da associação Les Amis du Jumelage, de Marly-le-Roi, Patrick Gautier, esteve de visita a Portugal e passou por Viseu onde foi recebido pelo Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, que, na ocasião, contou um pouco da história de Viseu, mas também os projetos presentes para o concelho de Viseu.

O autarca salientou a ligação entre Viseu e Marly-le-Roi, nos arredores de Paris, através da geminação entre as duas cidades, que aconteceu a 8 de setembro de 1996.

Por sua vez o Presidente da associação francesa teve palavras de elogio para com Viseu e as suas gentes, que “sabem bem receber”, para além “da excelente gastronomia”, tendo lançado o repto para a visita, no próximo ano, de uma delegação de Viseu a Marly-le-Roi.

A visita de cortesia foi aproveitada para a celebração de um Protocolo de representação mútua entre aquela associação francesa e a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’.

Na ocasião, a Confraria Grão Vasco atribuiu o Título de Confrade a Patrick Gautier, “um amigo de longa data”, mas também algumas publicações da Confraria, como o livro “Sete Olhares sobre Viseu” e o “Viseu à prova”, cuja apresentação era para ter acontecido em abril, mas que deverá ocorrer brevemente.

Seguiu-se um repasto num restaurante da cidade, regado com vinho do Dão, que Patrick Guatier levou como recordação, numa oferta da empresa Amora Brava, com o afamado e premiado Índio Rei Reserva de 2015.

A visita à região, terminou com uma passagem pela Casa de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, onde foram recebidos pelo vice-Presidente da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Luís Fidalgo.

Recorde-se que Marly-le-Roi é uma cidade situada nos arredores de Paris, onde há uma “forte presença portuguesa” oriunda das regiões de Viseu e de Braga.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]