Projeto franco-português Erasmus Plus com evento em Lyon

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, participou na quinta-feira, dia 14 março, na Cerimónia de Encerramento de um projeto de cooperação no âmbito do programa europeu Erasmus Plus com Portugal (que durou 2 anos) no Campus des Métiers et des Qualifications, em Lyon, que trata de têxtil, moda, couro e design da região Auvergne Rhône-Alpes, e que reuniu representantes portugueses da CITEVE e MODATEX, designadamente engenheiros, formadores e designers.

O evento permitiu ouvir os testemunhos de alunos, professores e profissionais do setor do têxtil e da moda sobre as suas experiências de mobilidade na Europa, e o enriquecimento daí resultante em termos pessoas e profissionais, bem como conhecer o que os diversos representantes desenvolvem para ajudar os que trabalham nesses setores.

Os representantes portugueses da MODATEX e da CITEVE sublinharam a importância do projeto agora concluído e a sua vontade de continuarem com outras iniciativas, tendo salientado a necessidade das empresas europeias estarem preparadas para enfrentarem a concorrência de outros países no mundo. E isso implica naturalmente troca de experiências, cooperação, parcerias e dinamização com mobilidade dos estudantes, formadores, trabalhadores, investigadores, Universidades e criadores.

Luís Brito Câmara felicitou os responsáveis por esta iniciativa “que permite valorizar a criatividade, o trabalho, o conhecimento e as experiências profissionais e que contribui para construir o tecido da amizade entre os países”, nomeadamente entre Portugal e a França. O Cônsul Geral de Portugal relembrou que a região de Auvergne Rhône Alpes tem mais de 250 mil Portugueses “que contribuem ativamente para o desenvolvimento económico e social da França e que dignificam o nome de Portugal em França, contribuindo deste modo para sedimentar a amizade entre ambos os países”. Felicitou os representantes portugueses que participaram neste projeto, uma vez que “constroem pontes e ligações europeias de saber e conhecimento”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]