LusoJornal

Reportagem na Mairie de Lille onde foi aberta a mala que Portugal ofereceu à cidade há 100 anos

Uma equipa de reportagem do LusoJornal fez uma transmissão em direto da Mairie de Lille, para marcar o centenário da condecoração daquela cidade por Portugal, com a Ordem de Torre e Espada.

A Maire da cidade, Martine Aubry decidiu hastear durante três dias a bandeira de Portugal para marcar esta data que testemunhou da gratidão pela ajuda que os habitantes de Lille deram a Portugal durante a I Guerra Mundial.

A equipa do LusoJornal foi coordenada por António Marrucho e integrou também Luís Gonçalves, Lionel Delalleau e Dominique Bascour. Foram entrevistados o Cônsul Honorário de Portugal em Lille, Bruno Cavaco e o Conselheiro Municipal com o pelouro da luta contra as descriminações e das relações internacionais, Jérôme Pianezza.

Para o LusoJornal e para os seus leitores, a equipa dos arquivos municipais abriram pela quarta vez em 100 anos, a mala portuguesa que foi oferecida à cidade de Lille e que habitualmente está dentro de uma redoma de vidro, e abriu o livro que a acompanhou, que foi recentemente restaurado e que está habitualmente nos arquivos municipais.

O LusoJornal agradece à Maire Martine Aubry e às equipas municipais implicadas nesta reportagem em direto de Lille.

https://www.facebook.com/lusojornal/videos/1523066387891326