Victor Santos

Secretário de Estado das Comunidades atribuiu a Medalha de Ouro das Comunidades a Manuel Dias

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, deslocou-se a Bordeaux esta sexta-feira para assistir à comemoração do 35º aniversário do “Comité Nacional de Homenagem a Aristides de Sousa Mendes” e aproveitou para entregar a Medalha de Ouro das Comunidades Portuguesas ao Vice-Presidente e cofundador do Comité, Manuel Vaz Dias. A cerimónia teve lugar no Rocher de Palmer, em Cenon.

“Eu vim aqui com o propósito de celebrarmos os 35 anos deste extraordinário Comité Sousa Mendes e venho porque Sousa Mendes foi um dos Portugueses mais extraordinários da nossa história. Está na Galeria dos Portugueses mais nobres e isso honra muito Portugal” disse o Secretário de Estado no seu discurso em Cenon. “Aquilo que Sousa Mendes fez, caracteriza bem o humanismo de todo um povo, do povo português, uma pessoa corajosa, altruísta e humanista. É por isso que celebrar Sousa Mendes, é celebrar a humanidade, principalmente no momento em que no mundo há intolerância, há uma desumanização e há uma agressão aos valores humanos e aos direitos humanos. Nunca foi tão importante falar de Sousa Mendes”.

Na sala estava o Maire de Cenon Jean-François Egron, e a Maire-Adjointe Fernanda Alves, mas também o Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes, e a Presidente do Comité Sousa Mendes, Isabel Barradas.

“Aristides de Sousa Mendes, com os seus atos corajosos, pôs em risco a sua vida, mas conseguiu salvar vidas, conseguiu salvar gerações, porque aqueles que salvou, tiveram continuidade e descendência, salvou existência e salvou memórias” referiu Paulo Cafôfo. “É um exemplo e uma lição que temos de guardar na nossa Memória”.

Mas o Secretário de Estado acrescentou depois que, “eu gostaria de homenagear outro homem, um outro ilustre português, o senhor Manuel Dias. Porque se não fosse o senhor Manuel Dias, Aristides de Sousa Mendes não era conhecido, porque o senhor Manuel Dias contribuiu para o seu conhecimento e criou notoriedade para este grande homem que foi Aristides de Sousa Mendes. Se hoje falamos de Aristides de Sousa Mendes, é porque alguém, com a sua tenacidade, com a sua persistência e com a sua resiliência, acabou por dar a conhecer aos Franceses, mas também ao Mundo, quem foi Aristides de Sousa Mendes”.

Considerando que “por isso estamos em dívida para com o senhor Manuel Dias. O senhor Manuel Dias representa aquilo que é a fibra, a resiliência, a determinação da Comunidade portuguesa em França e também é um exemplo, é um Português por inteiro e como Português por inteiro, é um exemplo de cidadania. Dedicou a vida aos outros e os outros somos todos nós e todos nós, senhor Manuel Dias, estamos-lhe agradecidos. Muito obrigado” disse com muitos aplausos.

“É por isso que eu hoje gostaria de atribuir ao senhor Manuel Dias, a mais alta insígnia das Comunidades portuguesas. O Governo português tem, neste momento, a honra de agraciar com a Medalha de Ouro das Comunidades portuguesas, este homem, este Português por inteiro, que muito fez por Portugal, mas também muito fez pela Comunidade portuguesa e eu diria pela humanidade, porque deu a possibilidade de conhecermos este extraordinário Português que foi Aristides de Sousa Mendes. É com muito gosto que lhe atribuo esta Medalha de Ouro, pelos serviços que prestou ao nosso país, à nossa Comunidade. Muito agradecido por tudo o que tem feito. Muito obrigado”.

Durante a estadia em França, Paulo Cafôfo visitou o Consulado-Geral de Portugal em Bordeaux, encontrou-se com o Conselheiro das Comunidades, com dirigentes associativos e empresários e, no quadro da Temporada Cruzada França-Portugal, também teve oportunidade de visitar a exposição “Les peninsules demarrés”, organizada pelo Fundo regional de arte contemporânea da Nova Aquitânia, e de assistir ao espetáculo Hark!, de Luísa Saraiva e Senem Gökçe Oğultekin.

 

Victor Santos, Rádio Latinos 33

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]