Secretário de Estado das Comunidades portuguesas visita sul de França e Córsega

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, chega hoje ao sul da França e vai deslocar-se na segunda-feira à ilha da Córsega, para encontros com a Comunidade portuguesa e com autoridades francesas.

Esta sexta-feira dia 11 de maio, logo de manhã, José Luís Carneiro vai participar na inauguração de um Memorial em homenagem ao Corpo Expedicionário Português (CEP) que participou na Primeira Guerra Mundial, no município de Beausoleil. O monumento é uma iniciativa do Cônsul Honorário de Portugal em Nice, Joaquim Pires.

O Secretário de Estado vai também visitar uma exposição sobre a participação portuguesa naquele conflito ocorrido há 100 anos. A exposição chama-se «Le Portugal et la Grande Guerre» e está patente ao público na Galeria do Serviço Cultural da Mairie de Beausoleil.

Na sexta-feira à tarde, o Secretário de Estado vai participar na Gala de Verão da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) organizada pela Delegação da CCIFP/PACA, da qual também é Presidente Joaquim Pires.

Este evento vai ter lugar em Sainte Maxime. Vai começar às 19h00 com um concerto privado de Tony Carreira, na Salle de concerts Carré Gaumont e o Jantar de Gala vai decorrer no restaurante Red Line.

No sábado, José Luís Carneiro vai participar na cerimónia de inauguração da Cátedra Eduardo Lourenço, na Universidade de Aix-Marseille. Esta cerimónia contará também com a presença do Presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos.

Os dois vão almoçar na Universidade de Aix-Marseille com participantes no Colóquio sobre Valorização do Património da Diáspora promovido pelo projeto «Pensando Goa».

José Luís Carneiro partirá no domingo à tarde para a sua primeira visita à Córsega, onde irá dialogar com membros da Comunidade portuguesa, com dirigentes do movimento associativo português e com responsáveis políticos locais e regionais.

No domingo à noite vai visitar a associação Convívio Português de Ajaccio, onde se encontrará com elementos da Comunidade portuguesa.

Na segunda-feira começa o dia com um encontro com o Presidente do Conselho Executivo da Córsega, Gilles Simeoni, seguindo-se um encontro com o Presidente da Assembleia da Córsega, Jean-Guy Talamoni, outro com o Maire de Ajaccio, Laurent Marcangeli e finalmente com o Prefeito da Córsega, Bernard Schemltz.

José Luís Carneiro vai também visitar as instalações do Consulado Honorário de Portugal em Ajaccio, onde trabalha um funcionário do Consulado Geral de Portugal em Marseille.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]