LusoJornal / Jorge Campos

Serão de Fado em Ecully com Raquel Salvador Gonçalves

No passado sábado, dia 10 de novembro, a sala de espetáculos “Espace Ecully” acolheu, numa organização da Design Lusitano, um Serão de Fado com a fadista Raquel Salvador Gonçalves, vinda de Portugal.

Sandrine Alexandre, proprietária da Design Lusitano, teve o apoio de outros comerciantes da cidade de Ecully, como por exemplo o Salon Sixtine, Ligne 19, Fleures des Sens, Boutique Cube, Cécile G., e das associações 1-2-3 Dys e Or Dys.

Além de aqui se promover a cultura musical e culinária portuguesas, também havia o objetivo de angariar fundos que foram depois revertidos à associação 1-2-3 Dys, que se ocupa de pessoas ‘dispraxiques’.

“Estou muito contente, eu, e todos os que me ajudaram, pois no final e com a nossa rifa, podemos doar um total de 800 euros à associação 1-2-3 Dys. Quero também agradecer a todos os parceiros, como a presença das Misses Rhône e Pais Liones, Claire e Celestine, acompanhadas das suas Damas de Honor. Também presente neste serão, a criadora de moda Jenifer Santos, apresentou num lindo desfile das suas criações de vestidos de soirées” disse Sandrine Alexandre ao LusoJornal. “Também agradeço a todos os jovens que dançaram numa coreografia da sua autoria, em palco, temas bem portugueses do nosso folclore e da música moderna, acompanhados por mim e pela Isabel Braly. Nelson Gonçalves apresentou o espetáculo e o desfile de moda e finalmente Mário Amaral fez o Som” concluiu.

“Gostei muito deste convite para cantar e animar este serão de fado. Eu canto fado, mas em paralelo tenho uma vida profissional” disse Raquel Salvador ao LusoJornal. A jovem fadista é engenheira agroalimentar no controle de qualidade na região do Porto, onde reside. “Cantar fado e sobretudo os temas da nossa Amália Rodrigues, é para mim uma grande paixão. Já canto há muitos anos, e comecei fazendo parte de uma banda musical, os L.F.D.C., no meu tempo de liceu, na região da Guarda, de onde sou oriunda. Agora consagro o meu tempo livre ao fado e participo sempre que posso e quando sou convidada, em serões onde o fado é rei”.

O público aderiu em grande número a este jantar e ao serão de fado, onde a ementa tinha como prato principal “Bacalhau espiritual” e onde as duas Comunidades, a portuguesa e a francesa, puderam partilhar os sons e os sabores da cultura portuguesa.

Uma iniciativa que, segundo a sua organizadora, se renovará no próximo ano.

A empresa “Design Lusitano” tem um projeto para janeiro próximo, que é de transformar a loja de “Boutique Cadeaux” que atualmente tem, em “Epicerie Fine e Gourmets” e “Bar à Porto”, com especialidades portuguesas que se situa no 17 avenue Raymond Veyssière, na cidade de Ecully.