volta-portugal.com

Um francês na partida da Volta a Portugal 2018

A prova rainha do ciclismo português decorre de 1 a 12 de agosto com partida de Setúbal e chegada a Fafe, no norte do país.

A Volta a Portugal em bicicleta arranca nesta quarta-feira, 1 de agosto, com um prólogo de 1,8 quilómetros com partida e chegada à cidade de Setúbal, no centro do país.

O LusoJornal falou com o ciclista português Joaquim Silva, que representa a equipa espanhola Caja Rural, sobre as suas expectativas.

“As expectativas para já é ir dia a dia, e tentar estar na disputa de uma etapa. Quanto à geral, logo se verá, porque depende dos objetivos que a equipa tem para mim na corrida. Temos dois ou três ciclistas que poderão estar na disputa da corrida. Eu também me preparei para estar na frente. Vamos ver. Acho que os primeiros dias vão ditar o líder da equipa, e com quem a equipa estará a contar para estar na frente na geral. É um prólogo, um contrarrelógio um pouco curto, e penso que alguns sprinters vão estar na disputa da etapa. Basicamente é para ciclistas mais explosivos porque são duas retas divididas por duas curvas, que não são muito difíceis. São dois sprints”, assegurou o ciclista luso.

De referir que Joaquim Silva, de 26 anos, vai participar pela primeira vez na prova com a camisola de uma equipa estrangeira.

Um primeiro dia de prova para aquecer as pernas antes de percorrer dez etapas pelo país inteiro num total de cerca de 1.600 quilómetros.

19 equipas, das quais 9 portuguesas, vão lutar pelo triunfo na classificação geral num total de 133 corredores. A nacionalidade mais representada é a portuguesa com 48 atletas, enquanto a França conta com um ciclista.

Christophe Masson, ciclista francês, vai representar a equipa belga do WB-Aqua Protect-Veranclassic. O atleta vai ser o único representante gaulês na prova portuguesa. O ciclista de 32 anos tem um percurso interessante visto que deixou as provas ciclistas em 2008, antes de regressar em 2012 às estradas. Um percurso atípico para este atleta gaulês.

A equipa favorita será, no entanto, a W52-FC Porto. Desde que o FC Porto voltou ao ciclismo, em 2016, venceu as duas edições da Volta em que participou, aliás arrecadou sempre os dois primeiros lugares: em 2016 o português Rui Vinhas venceu à frente do espanhol Gustavo Veloso, e em 2017 o espanhol Raúl Alarcón venceu à frente do luso Amaro Antunes.

Recorde-se que na história da Volta a Portugal, o recordista de vitórias é o espanhol David Blanco com cinco triunfos, à frente do português Marco Chagas que conta com quatro troféus. O mítico ciclista luso, Joaquim Agostinho, venceu três vezes a prova, ele que alcançou os melhores resultados para Portugal na Volta a França, conquistando o terceiro lugar no Tour por duas vezes (1978 e 1979).