Vasco da Gama em Oloron Sainte Marne

Na terça-feira, dia 21 de janeiro, às 17h00, teve lugar uma conferência intitulada “Vasco da Gama, a rota marítima das Índias” na médiathéque de Gaves em Oloron-Sainte-Marie (64400). Esta conferência é organizada pela associação France-Portugal Europe e o conferencista deste evento será Yann Lamarque, Diretor honorário das Alliances françaises e membro correspondente da Academia do Oriente de Toulouse.

Em simultâneo com esta conferência está patente até dia 31 de janeiro uma exposição sobre Vasco da Gama no mesmo local.

Há 500 anos, o navegador português Vasco da Gama recebeu das mãos do rei Manuel I o título de “Conde da Vidigueira”, como recompensa pelo sucesso das suas expedições ao abrir a rota marítima para a Índia, através do Cabo da Boa Esperança, ao sul do continente africano.

Esta conferência teve, segundo a organização, como objetivo de “fazer reviver a extraordinária epopeia” e colocá-la no seu contexto histórico, evocando em particular as rivalidades entre Espanha e Portugal para encontrar uma nova rota das especiarias, mas também as técnicas de navegação e as turbulências geopolíticas resultantes da expansão marítima.

A Associação France-Portugal Europe, presidida por Elsa da Fonseca Godfrin, tem mais de trinta anos de existência e trabalha sobretudo no âmbito cultural e social e através dos seus eventos tem dado a conhecer Portugal, a sua cultura e história a toda a região em redor de Oloron Sainte Marie.

 

Médiathèque des Gaves

Rue des Gaves

64400 Oloron Sainte Marie

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]