Vendas Novas: Grupo chinês Jiawei fabrica em Portugal “Crystal Dumpling” que vende em França

Um grupo chinês do setor alimentar instalou uma nova fábrica dedicada à produção de bolos tradicionais chineses, em Vendas Novas, no distrito de Évora, num investimento de 2,5 milhões de euros, divulgou o município na semana passada.

Segundo a Câmara de Vendas Novas, a mais recente unidade industrial do grupo Jiawei Alimentação, situada no parque industrial da cidade alentejana, foi inaugurada na semana passada, mas está a laborar desde o início deste mês.

Constituído por capital 100% chinês, proveniente de cinco sócios, dois residentes em Portugal e três em França, o grupo empresarial investiu cerca de 2,5 milhões de euros nas instalações de Vendas Novas.

Esta “é a quinta fábrica do grupo”, realçou o município, indicando que as restantes situam-se em França, China, Hungria e Espanha.

A fábrica de Vendas Novas, adiantou a autarquia, dedica-se à produção de “Crystal Dumpling”, os tradicionais bolos chineses feitos com uma massa de pão muito fina e recheados com vários sabores para serem cozidos ao vapor. “Todo o processo é feito nesta unidade, desde a receção da matéria-prima, que é comprada quase na sua totalidade em Portugal, à confeção do recheio e da massa, embalamento e armazenamento a frio”, assegurou a Câmara municipal. “Posteriormente, o produto é carregado em camiões frigoríficos com destino a França, onde são distribuídos por toda a Europa”, sendo que “toda a produção é destinada à exportação”, acrescentou.

De acordo com o município, esta unidade industrial do grupo Jiawei Alimentação “dá trabalho a cerca de 40 pessoas”, a maioria de Vendas Novas, prevendo-se para breve um aumento do número de trabalhadores, pois vai iniciar a confeção de um outro produto.

Na informação divulgada pela Câmara de Vendas Novas, o Presidente do município, Luís Dias, realçou que esta empresa “é o perfeito exemplo que a economia não está parada”, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19. “Não receou concretizar o seu projeto e iniciar produção, apostando na contratação de mão-de-obra, em instalações novas e no desenvolvimento local”, disse, indicando que a autarquia pretende diversificar os setores de atividade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]