Viseu recebeu II Encontro de Dirigentes Associativos da Diáspora Portuguesa

Numa organização conjunta da Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” e da Federação das Associações da Diáspora (FAD), decorreu no passado fim de semana de 19 e 20 de agosto, o II Encontro de Dirigentes Associativos da Diáspora Portuguesa.

Estiveram presentes representantes associativos do Canadá, Estados Unidos, Espanha, Luxemburgo, Argentina e França. O primeiro dia foi dedicado aos problemas associativos, à vinha e ao vinho do Dão e aos problemas da cultura popular e tradicional do povo português.

Carlos Silva, um dos mais renomados enólogos da região, abordou a temática em torno do vinho e a vinha na região do Dão; enquanto José Governo aflorou os temas que devem merecer atenção por parte do Movimento Associativo na diáspora e a sua importância para a divulgação da cultura portuguesa nas suas regiões onde estão inseridos.

Por fim Odete Madeira e Paulo Morais falaram sobre o Folclore e o Associativismo, no âmbito da sua divulgação junto dos lusodescendentes.

O segundo dia foi dedicado à Federação das Associações da Diáspora (FAD) e uma visita dos participantes ao centro histórico da cidade de Viseu. As intervenções estiveram a cargo do Presidente da FAD, Manuel Bettencourt, um ilhéu terceirense, radicado na Califórnia, e do Presidente da Assembleia Geral da FAD, José Ernesto Silva.

Foram debatidos alguns assuntos relacionados com a FAD, nomeadamente, no sentido de que esta seja um polo dinamizador do associativismo e da cultura portuguesa no mundo; que seja um elo de ligação da diáspora à terra mãe e, sobretudo, que ajude a responder às inúmeras necessidades dos seus associados aquém e além-fronteiras.

Todos os participantes se mostraram entusiasmados e com vontade de envidar esforços no sentido de que, nos países de acolhimento e junto das associações a que estão ligados, a FAD seja uma plataforma de união entre todos.

No âmbito desta reunião, que decorreu na sede da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, que preside a Assembleia Geral da FAD na pessoa do seu “Almoxarife”, receberam o título de Confrade Titular da Confraria, Elizabete Rodrigues, residente em Strasbourg, França; Paulo Santos, de Valência, Espanha, e Gaston Becerra, de Buenos Aires, Argentina.

As entidades promotoras do evento agradecem a colaboração da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e de alguns produtores de vinhos da região, nomeadamente as Adegas Cooperativas, pelo apoio prestado a esta iniciativa.