5ª Edição do Concurso Internacional de Leitura

No âmbito do Plano de Incentivo à Leitura (PIL) do Camões, IP, este instituto promove a 5ª Edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL) 2017/2018, que decorrerá na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) desde 21 de dezembro deste ano ao dia 10 de junho de 2018, data da final do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em Portugal.

Os alunos do EPE vencedores da 2ª fase do concurso virão à final, representando o Ensino Português no Estrangeiro.

O CIL insere-se no Plano de Incentivo à Leitura deste instituto e é novamente desenvolvido em parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027, com os objetivos centrais de estimular o treino da leitura e de desenvolver competências de expressão escrita e oral. Este concurso contribui, em simultâneo, para a promoção da literatura de expressão portuguesa e para o desenvolvimento de hábitos de leitura.

A participação na 5ª edição do Concurso Internacional de Leitura está aberta aos alunos inscritos nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas da rede EPE que frequentem, nos países de residência, níveis equivalentes ao 3º Ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário e que tenham nível de proficiência linguística em língua portuguesa A2, B1, B2 ou C1, qualquer que seja a modalidade de organização dos cursos do EPE e a nacionalidade dos alunos.

São parceiros nesta iniciativa o Plano Nacional de Leitura 2027, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral da Administração Escolar e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Para efeitos de inscrição e para mais informação, consultar o Regulamento:

www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/18992-5-edicao-do-concurso-internacional-de-leitura-cil-2017-2018