Alunos adultos de português receberam diplomas na Embaixada de Portugal

As portas da Embaixada de Portugal em França abriram-se no sábado passado para acolher os alunos dos cursos de português para adultos do Instituto Camões. A iniciativa foi do Conselheiro Cultural da Embaixada, e Diretor do Instituto Camões em Paris, João Pinharanda, com a cumplicidade do Embaixador de Portugal.

Mais de uma centena de alunos frequentam estas aulas do Instituto Camões e no fim de cada semestre são entregues diplomas aos alunos. “Habitualmente estas cerimónias têm lugar na Casa de Portugal” na Cidade universitária internacional de Paris, explica ao LusoJornal o Embaixador Jorge Torres Pereira. “Mas desta vez o Conselheiro Cultural, Dr. João Pinharanda sugeriu que esta entrega de certificados tivesse lugar aqui na Residência e os alunos aproveitam para visitar a Embaixada”.

Aliás Jorge Torres Pereira lembra que a Embaixada já abriu as suas portas ao público, no ano passado, para as Jornadas Nacionais do Património. “E vamos recomeçar este ano” confirma.

João Pinharanda diz que dar aulas de português para adultos “é uma das missões fundamentais do Instituto Camões, assim como a difusão da língua portuguesa no mundo, que pode ser feita junto das crianças nas escolas, da primária até ao liceu, mas também junto dos adultos”.

A maioria dos alunos é francês ou de outras nacionalidades. Querem aprender português pelas mais variadas razões, por exemplo por razões profissionais, por por amores. “Queria aprender português porque tenho um marido português, temos muitos amigos em Lisboa e quando fui a primeira vez a Portugal foi uma surpresa de ver um país com uma boa cultura” conta ao LusoJornal o aluno Benoit Dupuis, estudante há dois anos. “Depois voltei muitas vezes, todos os nossos amigos falam francês muito bem, e eu tenho vergonha de não falar português”.

O Embaixador português fala ainda de uma outra “categoria”: a dos lusodescendentes da terceira geração, “que de alguma forma se tinham afastado do conhecimento da língua portuguesa e das suas raízes e que redescobrem essa curiosidade agora. Querem aprender a língua ou aprofundar a língua”.

João Pinharanda lembra a importância da certificação. “Há muitos sítios onde se pode ter aulas para adultos, mas o único onde se pode ter um certificado a nível europeu é no Instituto Camões, idêntico ao do Instituto francês ou do Instituto Cervantes” afirma João Pinharanda, argumentando que tem 6 ou 7 professores, “todos professores universitários, coordenados pela Dra Ana Paixão, ela própria Leitora do Instituto Camões e Diretora da Casa de Portugal”.

Para o Embaixador Jorge Torres Pereira, a procura de formação em língua portuguesa vai crescer porque “nós estamos em período de dinamismo da relação com a França. É crescente a presença de Franceses em Portugal e o investimento de empresas francesas em Portugal. Tudo isso contribui para que haja potencialmente mais procura”.

Uma maior procura das aulas pode levar o Embaixador de Portugal a fazer melhoramentos nas instalações do Instituto Camões, na Passage Dombasle. “Digamos que estamos atentos e penso que temos capacidade de resposta. Temos planos para o médio prazo, nomeadamente as próprias instalações onde está o Centro cultural que necessitarão de umas obras cedo ou tarde e isto é o tipo de pressões que poderão levar a que tenhamos necessidade de fazer obras mais cedo”.

Brigitte Rey aprendeu português há alguns anos. “Aprendi porque é uma língua que gosto. Interessei-me muito pelos países lusófonos, nomeadamente Portugal e Brasil. Até fiz curso de férias para estrangeiros em Lisboa, dois anos depois da Revolução dos cravos, imagine a bagunça que havia nesse momento, mas era um período muito feliz” conta ao LusoJornal. Já passou pelo Brasil e agora tenta ir todos os dois anos a Portugal. “Sou franco-francesa, não tenho qualquer ligação com Portugal e agora estou a fazer um atelier de língua e cultura portuguesas.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]