LusoJornal / Marco Martins

Andebol: Ricardo Candeias na liderança da ProLigue

O Campeonato da segunda divisão de andebol prosseguiu com a nona jornada. Cinco equipas contam com jogadores portugueses ou lusodescendentes. Nesta jornada dois atletas lusos acabaram por triunfar.

O guarda-redes português, Ricardo Candeias, esteve presente na vitória do Chartres por 22-33 na deslocação ao terreno do Saran. Recorde-se que Ricardo Candeias realiza a sua segunda temporada no Chartres. Com este resultado o Chartres ultrapassou o Saran, ocupando agora o primeiro lugar com 16 pontos.

No que diz respeito ao Nancy, do internacional luso José Costa, venceu por 29-33 na deslocação ao terreno do Strasbourg. José Costa, atleta português, apontou cinco golos. Recorde-se que José Costa realiza a sua segunda temporada com a camisola do Nancy.

Dois atletas portugueses venceram e dois empataram. O Massy, onde está o andebolista português Nuno Gonçalves, empatou a 24 golos na deslocação ao terreno do Nice. Nuno Gonçalves vestiu pela terceira vez a camisola do Massy, após a longa lesão que teve, e conseguiu apontar um golo neste encontro.

O Cherbourg do atleta luso Hugo Freitas também empatou durante este jornada a 25 golos, em casa, frente ao Créteil. De notar que Hugo Freitas representa pela primeira época o Cherbourg.

Uma única equipa, onde jogam portugueses, perdeu nesta 9ª jornada. O Sélestat, onde atuam o internacional português, Tiago Pereira, e o lusodescendente Julien da Silva, perdeu por 29-27 na deslocação ao terreno do Limoges. Quanto a golos, Tiago Pereira, que veste pelo segundo ano consecutivo a camisola do Sélestat, não apontou nenhum tento, enquanto Julien da Silva, que foi formado no clube, marcou dois golos.

Na tabela classificativa o Chartres lidera com 16 pontos, enquanto o Nancy continua no terceiro lugar com 13. O Massy segue no quarto lugar com 12 pontos. O Cherbourg desceu para a oitava posição com nove pontos, enquanto o Sélestat desceu para o nono lugar com oito pontos.

A décima jornada do Campeonato da segunda divisão de andebol decorre a 23 e 24 de novembro para os atletas portugueses. Na sexta-feira, o Cherbourg de Hugo Freitas desloca-se ao terreno do St-Marcel Vernon, o Nancy de José Costa recebe o Nice, enquanto o Sélestat de Tiago Pereira e de Julien da Silva desloca-se ao terreno do Caen. No sábado, o Chartres de Ricardo Candeias recebe o Limoges, enquanto o Massy de Nuno Gonçalves acolhe o Dijon.