Basquetebol: Nanterre e Philippe da Silva venceram o Virtus Bologna

A equipa de basquetebol do Nanterre venceu nesta quarta-feira os Italianos do Virtus Bologna por 83-75 no Palais des Sports da cidade da Região parisiense, num jogo a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões europeus de basquetebol.

Numa sala repleta, o encontro foi equilibrado durante quase o tempo inteiro, sendo que o Nanterre acelerou no fim para ter uma certa vantagem para a segunda mão.

No primeiro dos quatro períodos de 10 minutos, a equipa da Região Parisiense conseguiu terminar na frente por 20-18, mostrando que estavam à altura do evento visto que pela primeira vez o Nanterre chegava a este nível da competição.

O segundo período acabou por ser favorável aos Italianos que o venceram por 20-21. O bom momento do clube transalpino coincidiu com a entrada em campo do internacional angolano Yanick Moreira. No entanto no resultado total, o Nanterre no fim da primeira parte vencia por 40-39.

Recorde-se que um jogo de basquetebol é dividido em quatro períodos de 10 minutos, sendo que o resultado final é claro o total desses quatro períodos.

O terceiro e o quarto períodos foram vencidos pelo Nanterre por 22-20 e 21-16, fixando o resultado em 83-75 para o clube do departamento Hauts-de-Seine.

O encontro foi intenso nos últimos minutos visto que os jogadores, com um certo nervosismo do lado italiano, começaram a fazer mais faltas, mais faltas duras e a tensão aumentou. No entanto os Transalpinos não conseguiram contestar a supremacia do Nanterre e do público que não parou de incentivar a equipa durante os 40 minutos de jogo.

Em termos individuais de notar que Yanick Moreira, internacional angolano, que já passou pela NBA, o campeonato norte-americano de basquetebol, teve uma exibição de bom nível enquanto esteve dentro das quatro linhas. O atleta de 27 anos marcou 4 pontos, tendo a melhor percentagem da sua equipa nas tentativas nos tiros com 66,7% dos seus tiros a darem pontos ao seu clube. Na prática Yanick Moreira fez 3 tiros e marcou dois. O basquetebolista terminou com 5 ressaltos, sendo o segundo melhor atleta do Virtus Bologna nesse aspecto, e com quatro faltas, o que não lhe permitiu terminar o encontro dentro das quatro linhas, visto que tinha o risco de acumular uma quinta falta, que o punha fora do jogo definitivamente.

O Nanterre, que conta com a experiência do treinador-adjunto Philippe da Silva, antigo internacional português e antigo jogador de clubes como o Paris Levallois, Evreux e Rouen, bem como de equipas portugueses como CAB Madeira e a Oliveirense, tem agora de manter esta vantagem de oito pontos na segunda mão.

A segunda mão vai decorrer a 3 de abril em Itália na sala do Virtus Bologna que tem uma capacidade para mais de 8 mil espetadores (!) Em comparação, o Palais des Sports de Nanterre pode acolher 3 mil pessoas.

Recorde-se que a Liga dos Campeões da FIBA é uma prova que foi lançada pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). A primeira edição da competição começou a 27 de setembro de 2016.

De notar que nesta temporada um clube português esteve presente, o FC Porto, que foi eliminado na primeira ronda de apuramento para a fase de grupos pelos Russos do BK Nijni Novgorod. Do lado dos franceses havia quatro clubes: SIG Strasbourg, JDA Dijon, Le Mans SB e o Nanterre 92.