Berta Nunes anuncia programa da RTP sobre Comunidades para comemorar o 10 de junho

As comemorações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – junto das Comunidades portuguesas, vão ser “adaptadas”, segundo informou a Secretária de Estado Berta Nunes, face ao contexto da pandemia de Covid-19.

Este ano, não haverá receções junto dos postos consulares e o Ministério dos Negócios Estrangeiros anuncia uma edição especial do programa da RTP “Portugal no Mundo” que será “transmitida em simultâneo na RTP Internacional e na RTP1, no final da manhã e durante o período da tarde do dia 10 de junho”.

“As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na rede diplomática e consular contam com uma atenção particular à evocação da diáspora portuguesa e da sua importância”, referiu a nota da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Mas, “atendendo à situação excecional com que o país e mundo se deparam”, a nota adiantou que “foi necessário adaptar as comemorações da rede ao contexto de restrições vivido na maior parte dos países, procurando-se assegurar, apesar de todas as limitações, um modelo de alcance global que permitisse levar a celebração do Dia de Portugal a todos os postos e ao maior número de portugueses e lusodescendentes possível”.

Com esse objetivo, a Secretária de Estado Berta Nunes propôs à Rádio e Televisão de Portugal uma colaboração para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “Essa parceria materializar-se-á numa edição especial do programa ‘Portugal no Mundo’”, afirmou a Secretaria de Estado, acrescentando que será transmitido em simultâneo na RTP Internacional e na RTP1 no final da manhã.

Esta emissão será também disponibilizada em ‘streaming’ na plataforma RTP Play e será partilhada pelas páginas e redes sociais das missões diplomáticas e consulares portuguesas no estrangeiro, adiantou.

Ainda de acordo com o comunicado da SECP, a emissão especial do programa “Portugal no Mundo” contará com mensagens institucionais, dirigidas à diáspora, testemunhos de cidadãos nacionais e lusodescendentes de diferentes áreas.

O programa terá um foco particular nas duas expressões musicais da cultura portuguesa reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial da Humanidade: o fado e o cante alentejano. “Apesar das limitações impostas pelo momento, alguns postos da rede diplomática portuguesa complementarão as comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas com iniciativas culturais de âmbito local”, revelou a nota da SECP.

Desde 1978 que as “comunidades portuguesas” são associadas ao Dia de Portugal, “reflexo do reconhecimento do seu significado” para o país, da “valorização da sua ligação ao país de origem e do contributo que podem dar enquanto presença portuguesa no estrangeiro e do papel que desempenham nas relações entre os povos”, destacou a nota de Berta Nunes enviada às redações.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]