JBCésar

Cineclube de Chaves programou o documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys”

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

O Cineclube de Chaves programou, no sábado passado, dia 26 de agosto, o filme-documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys” do jornalista e realizador Carlos Pereira, também Diretor do LusoJornal.

O documentário integrou a programação “Filme de Agosto em Chaves” daquele Cineclube transmontano, numa iniciativa do professor e investigador flaviense Helder Alvar, que durante vários anos lecionou em França e que também intervém no filme.

À projeção assistiu também José Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Murça, concelho do soldado Milhões, que participou na I Guerra mundial e que recebeu a mais alta condecoração militar portuguesa, até agora só entregue uma vez a um “soldado raso”. Também esteve presente o antigo Presidente da Câmara municipal de Murça, José Maria Costa que aliás foi entrevistado para o documentário.

Depois da projeção seguiu-se um debate com o público, no qual participou o realizador Carlos Pereira, que respondeu às muitas perguntas do público, muitos deles descendentes de soldados que integraram o Corpo Expedicionário Português (CEP) que foi mobilizado para a I Guerra mundial.

O realizador preparou também, especialmente para esta sessão, uma entrevista vídeo ao investigador Helder Alvar, que evocou a figura do Flaviense Bento Roma. Bento Roma, natural de Chaves, foi um dos primeiros a ter hasteado a bandeira da República em Portugal, esteve em várias missões nos então territórios portugueses em África e comandou as tropas portuguesas que desceram os Champs Elysées no desfile da vitória dos Aliados. Um empreendimento em La Couture, no Norte da França, tem o nome do militar de Chaves.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]