LusoJornal / Jorge Campos

«Colombe de la Paix» organizou Festival de Folclore em Bron

No sábado passado, dia 17 de fevereiro, a Associação Cultural Portuguesa de Bron «Colombe de la paix» organizou o seu Festival de folclore. Estiveram presentes na sala Albert Camus de Bron, os grupos Estrelas do Minho de Vaux-en-Velin, Os Portugueses de St Martin d’Hères, o Grupo de St Maurice l’Exil, o Grupo de Jons, e o grupo da casa, Colombe de la Paix.

O início das festividades teve lugar pelas 15h00 e foi então pela tarde que os grupos de folclore apresentaram as suas danças e cantares. No final houve a entrega de “lembranças” a todos os grupos e os discursos oficiais, e no fim do dia, um jantar foi proposto a todos, com Bacalhau com Batata a Murro.

Neste dia também estiveram presentes o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, que felicitou toda a Direção e os membros da associação pelo seus trabalhos em defesa da cultura popular portuguesa que é o folclore.

O Dj animador desta tarde, que também foi técnico de som, foi Lionel Figueiredo.

A atual Direção é composta pelo Presidente Paulo da Silva, pelo Vice-Presidente Alberto Gonçalves, pela Tesoureira e Secretária Sandra Pereira e pelo responsável do grupo de danças Jorge Santos.

O Presidente-fundador Manuel Pires, apresentou e animou a passagem dos grupos de folclore, com os locutores das “Rádio Já” presentes neste evento.

A associação de Bron “Colombe de la Paix” tem locais próprios e a sua principal atividade é o folclore. Durante o ano encontram-se aos sábados para os ensaios, e também organizam jantares de confraternização onde se reúnem os sócios e amigos.