LusoJornal / Mário Cantarinha

Drancy: «Olhar de Esperança» para continuar a ajudar as vítimas dos incêndios

Foi no âmbito de uma ação solidária, para ajudar as vítimas dos incêndios em Portugal que no sábado passado decorreu um concerto de solidariedade «Olhar de Esperança», em Drancy (93), de modo a recolher alguns fundos e agradecer todos os que haviam já contribuído, um mês antes, nesta iniciativa.

O elenco artístico e a boa vontade de todos nomeadamente da «Association Drancéenne Les Amis du Portugal», encheu a sala e todos partilharam um momento cheio de emoção.

Estiveram presentes vários artistas: a começar pela «madrinha» do evento, Tereza Carvalho, mas também Sandra Helena, Rezende, Christophe Malheiro, Lizzie, Hélder Martins, Magalie e Bruno, as Romarias do Minho, a Academia de Fado de Paris e o grupo Finisterra.

Odete Fernandes, principal organizadora do evento com a «Association Drancéenne Les Amis du Portugal», animou a noite e começou por retratar a história desta «onda de solidariedade» que se gerou após as tragédias que ocorreram em Portugal em junho e outubro. «A ideia teve uma adesão imediata pela associação portuguesa de Drancy que já havia também angariado fundos antes do verão para a mesma causa».

Odete Fernandes agradeceu todos os presentes, «a começar pela associação ADAP, os artistas que se juntaram a esta noite voluntariamente, e a todos os que de uma forma ou de outra contribuíram para esta causa. Juntos podemos ajudar mais, e esta mensagem essencialmente que queremos transmitir esta noite».

Cerca de 180 caixas de cartão foram enviados para Portugal, nomeadamente para Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro.

A situação financeira não permitiu a municipalidade de Castelo de Paiva de estar representada neste evento. Porém, Elsa Lopes, de Cœur d’Elsa, leu com alguma emoção uma carta escrita pelo município português. «Agradecemos as roupas, calçado, produtos para casa, muitos ajudaram as vítimas dos incêndios, o povo Paivense jamais esquecerá a vossa generosidade».

Glória da Silva, Presidente da associação, regozijou-se do sucesso do evento. «Foi uma noite fantástica. Estamos muitos satisfeitos com a nossa ação e com este concerto». A dirigente referiu também a importância de juntar estilos musicais diferentes para uma mesma causa. «Tivemos fado, pop, folclore, música de baile, havia um espaço para todos».

Odete Fernandes destaca ainda, para além da colaboração imediata de todos os artistas, o apoio incondicional dos Finist3rra para o som e da C2S para as luzes.

Com os novos fundos recolhidos, a organização espera poder ajudar novamente as vítimas portuguesas. «Percebemos que precisavam mais de bens alimentares, contudo para nós é complicado recolher géneros alimentícios por causa da data de validade, então estamos a pensar na hipótese de nos associarmos a um supermercado português que possa depois distribuir o necessário», concluiu ao LusoJornal.