LusoJornal / Mário Cantarinha

Embaixada de Portugal em Paris quer ser a “Casa da Presidência” da UE durante este semestre

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O Embaixador de Portugal em Paris vai acompanhar a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia com encontros e conferências na Embaixada portuguesa, dirigidas sobretudos aos Embaixadores dos diferentes Estados-membros, em funções na capital francesa. “Eu já fiz circular pelos meus colegas, no final de dezembro, um calendário de eventos que queria organizar durante a Presidência da União europeia e é uma das expectativas dos Chefes de missão dos outros países que estão colocados na capital” explicou Jorge Torres Pereira ao LusoJornal.

O Embaixador português em França quer organizar reuniões com membros do Governo francês, uns dias antes dos marcos mais importantes da Presidência portuguesa. “Já escrevi aos membros do Governo francês a esse respeito” confirmou ao LusoJornal. Por exemplo, antes da Cimeira social no Porto, Jorge Torres Pereira quer organizar uma reunião na Embaixada com a Ministra francesa do Trabalho, do Emprego e da Inserção Élisabeth Borne.

“Gostaria de ter aqui os membros do Governo francês que respondam às cinco grandes áreas da Presidência portuguesa, o social, o digital, o verde, o global e a resiliência, mas ainda ter a oportunidade de ter aqui interlocutores para as questões dos oceanos, dos mares,… acaba por ser uma cadência de duas reuniões por mês”.

Jorge Torres Pereira também tem um programa de atividades culturais. “Estou particularmente satisfeito com o facto de uma série de artistas portugueses contemporâneos terem respondido ao desafio de contribuírem com uma obra que ficará exposta na Embaixada durante este semestre” disse ao LusoJornal, mostrando uma primeira obra de José Guimarães, numa das salas da Embaixada portuguesa. Também Joana Vasconcelos vai “revolucionar” a sala principal da Embaixada, com uma linha de mobiliário que foi desenhada por ela.

“Eu gostaria que esta Embaixada fosse um pouco a Casa da Presidência durante este semestre” referiu em declarações ao LusoJornal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]