Festival de folclore português em Ecully

No passado domingo, dia 17 de junho, a Associação Desportiva e Cultural Portuguesa de Ecully (69), nos arredores de Lyon, organizou o seu Festival folclórico anual que contou com a participação de grupos oriundos de diferentes locais nos arredores de Lyon, como Verde Minho de Ternay, Estrelas Douradas de Lyon 6, Flores de Portugal de Bron e Rio Lima Alto Minho de Caluire.

Centenas de espetadores encheram o parque de estacionamento da sede desta associação portuguesa, numa grande manifestação da cultura popular portuguesa que começou pelas 14h00 e onde não faltou a atuação do cantor Chico Alentejano.

Puderam igualmente degustar as especialidades que eram propostas, com destaque para uma Dobrada feita pela mão da cozinheira Jacinta, além das tradicionais sardinhas assadas, numa tarde bem passada e em que o tempo ajudou a que fosse um sucesso.

No final do dia, David Antunes, o Presidente da Direção, mostrava a sua grande satisfação pela forma ordenada como tinham decorrido as atividades, salientando a grande entrega de toda a equipa de voluntários que permitiram proporcionar este dia à Comunidade portuguesa. Evidenciou igualmente a presença e o apoio de ilustres convidados que abrilhantaram a festa, como o Maire Jean Marie Ulrich e o Maire Adjunto Sébastien Michel, o Deputado Patrice Verchère, o Cônsul Geral de Portugal em Lyon Luís Brito Câmara, o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima e António Rabeca, representante do Banco Santander Totta em Lyon.

O Cônsul-Geral agradeceu ao Presidente da associação e a toda a Direção pelo convite e o bom acolhimento e relembrou a importância das Comunidades portuguesas continuarem a promover este género de iniciativas, “que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e amizade com a França, na pessoa do Maire de Écully”. A este propósito, reiterou mais uma vez a importância das Comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Écully, e agradeceu ao Maire “pela sua amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal”.

O Festival de Folclore constituiu uma excelente oportunidade para reunir centenas de portugueses e franceses, que passaram um dia juntos em alegre convívio, para almoçarem e provarem as gastronomia portuguesa. A cerimónia da entrega de taças e fitas aos grupos de folclore teve lugar ao fim da tarde, num Festival que teve também o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e do Banco Santander Totta, a Entreprise Ribeiro e os Supermercados Nosso.

A Associação portuguesa de Écully foi criada em 1973 e sempre teve o apoio da autarquia, que lhe tem proporcionado locais onde instalaram a sede e outras ajudas materiais. A associação também participa sempre nos eventos da cidade, sociais ou festivos.

Em outubro de 2018 a associação vai festejar 40 anos de existência. “Estamos a organizar uma grande festa de aniversário, com a vinda de um grupo musical de Portugal e com outras atrações. Queremos acolher o maior número possível de pessoas na Sala de Festas da cidade de Écully para este aniversário cheio de boas lembranças” disse o Presidente da associação.