Governo vai reunir com os Cônsul Honorários em Lisboa

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai organizar na próxima semana, dias 16 e 17 de avril, o 1º Seminário mundial de Cônsules Honorários de Portugal. O evento vai ter lugar no Museu do Oriente, em Lisboa e de França vão participar vários Cônsules Honorários de Portugal.

Esta é a primeira vez que o Governo português reúne ao mesmo tempo os seus Cônsules honorários distribuídos pelo mundo.

A rede consular portuguesa tinha, no final de fevereiro, um total de 233 Cônsules Honorários distribuídos por 108 países, estando 32 em África, 84 na América, 41 na Ásia, 69 na Europa e sete na Oceânia.

Em França há Cônsules Honorários em Ajaccio, Nice, Dax, Pau, Rouen, Orléans, Tours e Lille. Também há uma Cônsul Honorária no Monaco.

O encontro resulta de um primeiro encontro organizado pela Embaixada em Brasília, em abril de 2017, que reuniu a rede consular de Portugal no Brasil.

Entre os objetivos do Seminário está o de promover e estimular uma reflexão e discussão sobre o papel dos Cônsules Honorários de Portugal no mundo, os desafios que se colocam, além de fortalecer os laços de união e cooperação com as Comunidades portuguesas no mundo, e com as autoridades portuguesas.

José Luís Carneiro quer que os Consulados Honorários tenham também responsabilidades ao nível da internacionalização da economia portuguesa e da atração de investimentos direto estrangeiro. E quer também que se envolvam ativamente na internacionalização do ensino superior e da investigação científica portuguesa e na internacionalização da cultura portuguesa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]