LusoJornal / Mário Cantarinha

Grupo Enigma: mais um ano para animar festas e bailes portugueses

Embora tenha sido criado em Orléans, o grupo musical “Enigma” esteve durante o mês de setembro a ensaiar numa sala alugada na região de Paris e já retomou a animação de festas para mais uma campanha de um ano.

O grupo foi criado em fevereiro de 2012, por Nuno, para dar oportunidade à esposa, Fátima, de cantar. “Gosto muito de cantar, fiz parte de vários grupos e como não havia lugar para mim nos outros grupos musicais, o meu marido decidiu criar um grupo para mim, para eu fazer aquilo que mais gosto” disse Fátima ao LusoJornal.

“Como nós moramos em Orléans, é mais difícil encontrar elementos. Na região de Paris é bem mais fácil. Por isso recorremos às redes sociais, contactamos uns que nos trouxeram outros, etc.” explica a vocalista principal do grupo.

O primeiro concerto foi organizado pelo próprio grupo, “para que as pessoas nos conheçam, juntamente com outro organizador de bailes em Orléans” conta Fátima ao LusoJornal.

Ensaiar em casa já não é uma solução, “mesmo se temos boas condições”, mas a maior parte dos músicos moram em Paris. “Fazíamos ensaios todos os fins de semana do mês de setembro, em nossa casa. Mas agora, como a maior parte dos músicos são de Paris, decidimos alugar um estúdio em Paris e continuar a ensaiar todos os fins de semana do mês de setembro, mas em Paris”.

Desde a sua formação o grupo já sofreu várias alterações. Alguns dos elementos foram para outros grupos, outros enveredaram por carreiras individuais, alguns até regressaram a Portugal. “Já acompanhámos vários artistas, como David Garcia, nosso padrinho, José Malhoa, Zé Amaro, entre muitos outros”.

O reportório do grupo Enigma é muito variado. “Grande parte é música pimba portuguesa, para dançar, claro, porque somos um grupo de baile. Mas também temos outros sucessos internacionais e brasileiro, rock, é muito variado”.

O grupo Enigma tem dois vocalistas, Fátima e Christophe, e os músicos são Fanky (baixo), Miguel (bateria), Davidé (viola) e Carlos (teclado) Céline é a secretária, Nuno ocupa-se das luzes e Charly e Arnaud fazem o som e montam e desmontam os palcos.

Fátima já gravou dois temas inéditos com o produtor David Navarro. “Estamos a tentar gravar mais músicas, vai pouco a pouco” e Fátima promete que “vamos continuar a crescer, dar o máximo de alegria às pessoas. Estamos aqui por uma paixão, somos todos músicos por paixão, não é a nossa profissão principal”.

 

Grupo Enigma

Infos: 06.67.37.99.73

grupoenygma@gmail.com