DR

Joaquim Barros substitui Valdemar Francisco na Presidência da associação Les Amis du Plateau

Numa Assembleia Geral que teve lugar esta semana, Joaquim Barros foi eleito para substituir Valdemar Francisco na Presidência da associação Les Amis du Plateau, em Champigny.

“Eu considero que nestas coisas deve haver rotatividade. Assumi a Presidência durante 6 anos e agora deixo o lugar a outras pessoas” disse ao LusoJornal Valdemar Francisco, cofundador com Lionel Marques daquela associação há 6 anos. “Mas continuarei no Conselho de Administração e vou continuar a apoiar a associação, claro” garante.

A associação nasceu em 2013 e tinha como principal objetivo erguer o monumento de homenagem ao antigo Maire de Champigny, Louis Talamoni.

O monumento foi inaugurado no dia 11 de junho de 2016, na presença do Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro Ministro António Costa. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entregou, nessa altura, a Valdemar Francisco, as insígnias da Ordem de Mérito.

Aliás, foi também publicado um livro, intitulado “O dever de memória” da autoria de Valdemar Francisco, sobre o processo de construção e de recolha de fundos para o monumento. O livro foi editado pela Portugal Mag Editora.

Entretanto a associação tem-se orientado para eventos de solidariedade, como aconteceu recentemente, durante a quadra natalícia, com a entrega de prendas às crianças hospitalizadas em Portugal.

Valdemar Francisco também queria fazer um filme sobre a história da emigração portuguesa para Champigny, mas o projeto está agora nas mãos do realizador Christophe Fonseca.

Valdemar Francisco e Lionel Marques passam a ser respetivamente Presidente Honorário e Vice-Presidente Honorário da associação e entraram agora três novos Administradores: Joaquim Barros (Presidente), Armindo Freire (Vice-Presidente) e José Branco (Vice-Presidente). Juntaram-se a Gilberto Francisco (Vice-Presidente), Alice Mota (Tesoureira) e Marie-Alice Francisco (Secretária).

Valdemar Francisco diz que a nova “Presidência” vai certamente trabalhar num novo site internet “para dar mais visibilidade à associação” e vai “continuar com as atividades caritativas que temos vindo a apoiar”.

No próximo dia 27 de abril Les Amis du Plateau vai coorganizar, com a Associação cultural e recreativa dos Portugueses de Champigny, uma ação de recolha de fundos para as obras na futura Casa de Portugal de Champigny, e no dia 2 de junho vai ser organizada mais uma Festa das Crianças e da Sardinha, junto do monumento que a associação ergueu em Champigny.

[pro_ad_display_adzone id=”20127″]