Jorge Torres Pereira: “Consulados não estão encerrados, apenas o atendimento está suspenso”

Os serviços de atendimento ao público nos Consulados de Portugal em França continuam suspensos, mas uma equipa permanente assegura a resposta a casos urgentes, tanto nos Postos consulares como na própria Embaixada de Portugal, garante o Embaixador de Portugal numa entrevista ao LusoJornal.

“Tanto nos Postos consulares como na Embaixada, praticamente toda a gente está em teletrabalho, apenas um número reduzido de funcionários mantém-se nos postos para o estritamente necessário” diz Jorge Torres Pereira.

O Embaixador de Portugal em França diz que a articulação com os Postos consulares “está a funcionar muito bem”. Desde que chegou a Paris, Jorge Torres Pereira criou um grupo WhatsApp e garante que está em contacto permanente com os cinco Cônsules Gerais – Paris, Lyon, Bordeaux, Marseille e Strasbourg – e com o Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse. Cada Chefe de posto tem também estabelecida a ligação com os respetivos Cônsules honorários em cada área consular.

Logo nos primeiros dias, quando os postos tiveram de suspender o atendimento, “as primeiras urgências tinham a ver com repatriações de pessoas que tinham residência efetiva em Portugal” garante Jorge Torres Pereira ao LusoJornal. “Mesmo se nós não tivemos situações dramáticas porque sempre tivemos voos de ligação entre a França e Portugal. Atualmente, praticamente não tem havido urgências, são essencialmente pedidos de informação e de conselhos”.

Jorge Torres Pereira destacou também a boa articulação entre os Postos consulares. E deu como exemplo o repatriamento de um grupo de Portugueses que chegou da Guadeloupe e para o qual foi necessária a intervenção do Consulado de Paris, que tem a cobertura geográfica daquela zona, do Consulado de Marseille, por onde o grupo passou e que contactou com as autoridades espanholas, da célula de crise do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Quai d’Orsay. “Isto é para exemplificar apenas que uma simples ocasião de repatriamento implica muita gente”.

O Embaixador de Portugal referiu pois ao LusoJornal que “os Consulados não estão encerrados, apenas têm o atendimento ao público temporariamente suspenso, mas as pessoas continuam a trabalhar”.

 

Embaixada também está a trabalhar

Também na Embaixada de Portugal, Jorge Torres Pereira garante que os serviços continuam a trabalhar. “Temos uma pequena equipa aqui, comigo, e continuamos a assegurar, reportando a situação local, fazendo análise do impacto económico da crise e das medidas que foram anunciadas pelas autoridades francesas” garante o Embaixador.

Segundo Jorge Torres Pereira, o Adido de Defesa continua a produzir informação “por exemplo sobre a forma como o Exército francês está a colaborar nesta crise”, o Oficial de Ligação – recentemente chegado a Paris e que atualmente está a trabalhar a partir de Portugal – produz informação sobre questões de segurança interna, o Conselheiro cultural continua a preparar a Temporada cultural França-Portugal que vai ter lugar em 2021, a Coordenadora do ensino continua a coordenar a rede de professores de português que devem manter uma ligação com os alunos, tentando inovar,…

Todos os Embaixadores europeus em missão em França estão em rede, recorrendo também a um grupo WhatsApp. “Estamos todos em contacto, claro” diz Torres Pereira, mas “a Secretária de Estado francesa dos Assuntos Europeus, Amélie de Montchalin, tem tido a iniciativa de fazer conferências telefónicas antes ou depois dos Conselhos de Ministros que tomam medidas mais importantes, fala com os Embaixadores, nós levantamos um ponto ou outro, sobre a liberdade de circulação, por exemplo, ou preocupações como por exemplo com exportações e importações de material de proteção” diz o Embaixador.

 

Comemorações de La Lys anuladas

As comemorações da Batalha de La Lys, no dia 9 de abril de 1918 – este ano agendadas para 13 de abril – foram canceladas. “É mais um cancelamento do que um adiamento. Mas no dia 9 vou ligar aos Maires de Richebourg e de La Couture para assinalar simbolicamente a data”.

O impacto económico desta crise ainda não está avaliado, mas será certamente grande. “A atividade económica e empresarial está numa dimensão de crise que sabemos. Tivemos já algumas iniciativas no domínio do turismo que estão a ser altamente prejudicadas, como anulações de salões. Para já estamos na fase das empresas em França tentarem digerir as medidas de apoio que as autoridades francesas apresentaram” diz o Embaixador de Portugal. “Mas temos todos a esperança de recuperar quando a situação nos permitir”.

Jorge Torres Pereira ainda não prevê um retorno à normalidade dos postos consulares, mas prevê uma “tremenda afluência” nos primeiros dias de reabertura. Diz que os postos estão a organizar-se para esse regresso ao atendimento do público até porque “a distanciação social, como agora se diz, vai continuar por muito mais tempo”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]