José Augusto Duarte vai ser o novo Embaixador de Portugal em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

José Augusto de Jesus Duarte vai ser o novo Embaixador de Portugal em Paris, substituindo Jorge Torres Pereira, que passa à disponibilidade. O Decreto de nomeação foi publicado esta manhã no Diário da República.

Até agora, José Augusto Duarte era Embaixador de Portugal na China e curiosamente foi também substituir, nesse cargo, em 2017, o Embaixador Jorge Torres Pereira.

Até essa altura era um dos assessores do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acumulando numa primeira fase essa função com a de Embaixador de Portugal em Maputo. Também já passou pelos Estados Unidos, Espanha e União Europeia, e é considerado um dos “melhores” da diplomacia portuguesa.

Em 2003, o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Carlos da Costa Neves escreveu num Louvor público que lhe atribuiu por ter desempenhado o cargo de Chefe de Gabinete: “Não tenho dúvidas em considerar o Dr. José Augusto de Jesus Duarte como um dos valores mais sólidos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e apto a desempenhar com distinção qualquer função de elevada responsabilidade”.

Também esta manhã foi publicada no Diário da República a exoneração de Jorge Ryder Torres Pereira do cargo de Embaixador de Portugal em Paris, “com efeitos a 30 de outubro de 2022, transitando para a situação de disponibilidade, por atingir, naquela data, o limite de idade”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]