LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Celebração em honra de N. Sra de Fátima na Croix Rousse

No sábado dia 20 de outubro, a Comunidade portuguesa que reside no bairro da Croix Rousse, na região do Grande Lyon, organizou uma celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima.

A igreja de Saint Bruno acolheu as duas comunidades, portuguesa e francesa, que viveram esta homenagem à Virgem dirigida pelo Padre Matteo, Pároco de Saint Bruno, que participou na procissão de velas e celebrou a Eucaristia.

“Ficamos todos muito contentes pois este ano as pessoas francesas da Paróquia juntaram-se à Comunidade portuguesa, para vivermos juntos esta homenagem à Virgem” disse Sinfrósia Batista. “A igreja estava cheia, a emoção e a fé em Maria também era muita entre nós, e todos orámos e cantámos em união e com muito fervor. No final, o Adeus à Virgem foi emocionante para todos, para aqueles que o descobriram e também para os que o já viveram” concluiu ao LusoJornal.

Esta peregrinação no bairro da Croix Rousse é organizada por famílias oriundas da região de Trás-os-Montes desde há muitos anos, e de ano para ano tem tomado vulto pois mesmo a comunidade francesa, que é agora convidada, responde presente a esta manifestação da Fé Mariana. No final houve um convívio entre as duas comunidades e onde não faltaram as especialidades da gastronomia portuguesa.

“Nos anos sessenta a Igreja deixou cair em desuso esta manifestação da Fé, que são as procissões, e o resultado foi que esta iniciativa ajudou a que as igrejas se despejassem e hoje o resultado é a grande indiferença e desinteresse pela Fé Cristã ou Mariana” disse o Padre Matteo. “Pois eu sempre ajudarei e participarei a esta maneira de evangelizar e dar testemunho levando para a rua a Fé Cristã”.

O aniversário da quinta e última aparição da Virgem em Fátima, na Cova da Iria, fecha as manifestações da Comunidade portuguesa na região de Lyon, que começaram em maio. A última celebração terá lugar em Neuville-sur-Saone, no domingo dia 28 de outubro, com missa pela manhã, a partir das 10h30, e pela tarde a tradicional procissão terá lugar às 15h00 e que reúne também centenas de fiéis.