Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Um pouco de história…

Depois do verão é sempre a mesma história… – “… comi um leitão à Bairrada mesmo muito bom”.

Mantenha uma alimentação saudável…

A receita de bacalhau com broa e frutos secos, é uma receita deliciosa e simples para ter uma refeição divinal com a sua família ou amigos. Os frutos secos são ricos em vitaminas e super nutritivos, sendo altamente benéficos para a sua saúde.

Assim sendo continuamos a propor um receitas “Saudáveis”.

 

Ingredientes

(para 6 pessoas)

400 g de espinafres limpos

Sal e pimenta q.b.

500 g de bacalhau cozido

2 cebolas

2 dentes de alho

1 dl de azeite

1 folha de louro

300 g de miolo de broa

100 g de miolo de noz e amêndoa

Salsa picada q.b.

 

Preparação

Para preparar esta receita de bacalhau, coza os espinafres em água a ferver temperada com sal, durante 3 minutos. Depois passe-os por água fria e deixe-os escorrer. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e lasque-o.

Descasque as cebolas e os alhos, pique os alhos e aloure-os em metade do azeite. Junte depois a cebola cortada em meias-luas finas e o louro, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.

De seguida, acrescente o bacalhau à cebolada, misture e retifique o sal. Tempere com uma pitada de pimenta e mexa.

Ligue o forno a 180° C. Corte o miolo da broa em pedaços, deite-os para uma picadora, junte o miolo de noz e amêndoa, ligue e deixe picar. Transfira para uma taça, adicione o restante azeite e misture bem.

Espalhe os espinafres no fundo de um prato de forno, cubra com a mistura do bacalhau e espalhe por cima a mistura da broa. Leve ao forno até ficar douradinho e sirva quente, salpicado com salsa ou coentros picados tudo depende dos gostos.

 

Sugestão: Acompanhe com uma salada de alface e algumas folhas de rúcula e umas rodelas de tomate.

A grande vantagem desta salada um pouco menos conhecida é que ao mesmo tempo serve de tempero com o seu sabor “apimentado”. Junte um pouco de orégãos um fio de azeite e um pouco de vinagre. Se esquecer uma pitada de flor de sal não faz mal nenhum.

Nota: Baixar o consumo de gordura pode ajudar a reduzir o nível de colesterol no sangue. Gorduras saturadas provenientes de carnes gordas, bolachas, bolos e laticínios gordos e as gorduras tipo “trans”, resultantes do processamento dos alimentos a temperaturas elevadas, aumentam os níveis de colesterol, sobretudo o “mau” colesterol contribuindo para o entupimento das artérias.

Vinho: Para esta receita de Bacalhau proponho um vinho branco Verde, a beber com moderação mas bem fresco.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
8.7
X