Na Cozinha do Vítor – Beringela Recheada

Um pouco de história…

Depois do verão é sempre a mesma história… “Durante a férias comi 5 francesinhas e 3 cozidos à portuguesa…“ mantenha uma alimentação saudável.

Este é um dos aspetos mais importantes para manter ou melhorar a sua saúde. Alimentar-se de forma equilibrada tem muitos benefícios:

Assim sendo continuamos a propor um receitas “Saudáveis” e económicas.

 

Ingredientes

(para 4 pessoas)

3 Bifinhos de frango

2 Beringelas

2 Tomates

100g Queijo Mozzarella light

50g Azeitonas

1 Cebola

2 Dentes de alho

Azeite, sal, pimenta, ervas aromáticas q.b.

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Tempere a carne, adicionando-lhe orégãos, pimenta e pouco sal. Pode também descascar, lavar e cortar em pedaços um dente alho, adicionando-o à carne. Reserve, deixando a carne adquirir o sabor dos temperos.

Lave e corte as duas beringelas ao meio. Retire a sua polpa, picando-a em seguida. Leve as metades de beringela ao forno, durante cerca de 10 minutos, iniciando a sua confeção. Retire do forno e reserve.

Lave e descasque o tomate, cortando-o em pedaços pequenos. Reserve.

Lave as azeitonas, retire-lhes o caroço e corte-as em pedaços pequenos ou rodelas. Reserve.

Numa frigideira ao lume, coloque a carne de frango, adicionando-lhe também um fio de azeite. Vá virando a carne na frigideira, garantindo uma confeção homogénea. Quando a carne estiver pronta, corte em pedaços ou desfie.

Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume num tacho, juntamente com um fio de azeite, e deixe aloirar. Adicione em seguida a polpa da beringela, o tomate, a cebola e o frango já desfiado, e misture bem os ingredientes. Adicione temperos a gosto, tendo especial atenção à quantidade de sal adicionado.
Preencha as metades da beringela com o recheio preparado. Polvilhe com o queijo mozzarella e leve ao forno durante cerca 10-15 minutos, até o queijo derreter/gratinar.

Disponha as metades de beringela num prato decore com manjericão e sirva.

 

Sugestão: Acompanhe com uma salada de tomate temperada apenas com orégãos e uma pitada de flor de sal.

Nota: Reduza o sal

Um dos componentes do sal de cozinha é o sódio, com responsabilidade na hipertensão arterial. A redução do sal na comida ajuda a manter a tensão arterial mais baixa. Cozinhar com pouco sal é importante, mas tenha também em atenção que muitos alimentos processados como o pão, alimentos pré-cozinhados, batatas fritas, aperitivos, bolachas, bolos e cereais de pequeno-almoço têm sal “escondido”, para intensificar o sabor. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos.

Vinho: Para esta receita de Beringela proponho um vinho branco frutado da região de Lisboa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]