Na Cozinha do Vítor – Polvo na grelha com picadinho de pimentos

Um pouco de história

Depois do verão é sempre a mesma história… “durante as férias começava o almoço familiar às 11h30 e acabava às 23h00…”

Mantenha uma alimentação saudável. Este é um dos aspetos mais importantes para manter ou melhorar a sua saúde. Alimentar-se de forma equilibrada tem muitos benefícios.

Assim sendo, continuamos a propor receitas “saudáveis” e económicas.

 

Ingredientes

(Para 4 pessoas)

1 polvo congelado com aprox. 2,500 kg

1/2 pimento vermelho

1/2 pimento amarelo

1 cebola

4 dentes de alho

0,5 dl de azeite

2 folhas de louro

Sal e pimenta em grão q.b.

 

Preparação

Coloque o polvo numa panela com o louro, a cebola inteira descascada e pimenta em grão. Cubra com água e deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de 50 minutos. De seguida, retire o polvo da panela, deixe-o arrefecer e corte-o em tranches grandes.

Lave os pimentos, corte-os ao meio, retire-lhes as sementes e peles brancas, corte metade dos pimentos em cubos muito pequenos a outra metade em pedaços maiores. Leve ao lume um tacho com o azeite, sal, pimenta, os alhos picados, um pouco de pimentão-doce e os pimentos. Deixe saltear ligeiramente, envolvendo e reserve.

Grelhe o polvo numa grelha e deixe cozinhar até ficar marcado. Corte depois em pedaços mais pequenos, coloque num prato ou travessa funda, cubra com a mistura dos pimentos e sirva.

 

Sugestão: Acompanhe com umas batatas cozidas temperadas apenas com um fio de azeite.

 

Nota: Cozinhar com o coração.

Não importa se tem muito ou pouco tempo para cozinhar – é possível fazer refeições rápidas, mas saudáveis, seguindo alguns conselhos e truques simples. Uma cozinha saudável não é consumir apenas alimentos cozidos ou grelhados. Métodos de confeção como estufar, assar no forno ou saltear são ótimas alternativas. O truque é utilizar pouca gordura e sempre de boa qualidade, limitar o sal, usar e abusar das ervas aromáticas, condimentos e marinadas. Dê “asas” à sua criatividade e sinta o prazer de cozinhar e consumir refeições coloridas, cheias de aromas, sabor e saúde.

Vinho: Para esta receita de Polvo na grelha com picadinho de pimentos, um vinho branco da região do Alentejo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]