Na Cozinha do Vítor: Salmão com endro e zimbro

Um pouco de história

Durante o verão é sempre a mesma história… Uma hora depois de almoçar, Vítor tenho aqui um petisco… preparei umas moelas que estão um espetáculo, e tenho duas grades de cerveja bem fresca. Vem provar. Sinceramente, quem vai resistir?

Mantenha uma alimentação saudável… Este é um dos aspetos mais importantes para manter ou melhorar a sua saúde. Alimentar-se de forma equilibrada tem muitos benefícios.

Assim sendo, continuamos a propor um receitas “Saudáveis” e económicas.

 

Ingredientes

(para 4 pessoas)

Para o salmão:

600 g de filetes de salmão sem pele

1 ramo grande de endro

1 colher de sopa de azeite

1 colher de café de sal

Pimenta q.b.

2 colheres de sopa de bagas de zimbro

 

Para a beterraba:

200 g de beterraba

1 colher de café de sal

Pimenta q.b.

1 colher de sopa de azeite

3 colheres de sopa de vinagre

 

Para a batata duchesse:

500 g de batatas descascadas

1 colher de café de sal

30 g de creme vegetal

2 gemas

Pimenta q.b.

 

Preparação

Lave bem a beterraba com a pele e coza-a em água abundante temperada com sal e 1 c. (sopa) de vinagre, durante cerca de 40 a 50 minutos.

Retire a rama mais fina do endro e pique-a finamente. Tempere os filetes de salmão com o azeite, sal, pimenta, o endro picado e o zimbro esmagado. Tape e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

Prepare a batata: corte-a em pedaços pequenos e coza em água com sal durante 20 minutos. Escorra bem e passe pelo passe-vite. Junte de imediato o creme vegetal, as gemas, sal e pimenta, misture bem e reserve.

Ligue o forno a 180º C. Coloque o puré de batata num saco de pasteleiro e tenda rosetas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque os filetes noutro tabuleiro igualmente forrado com papel vegetal e regue com a marinada. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, virando o peixe a meio da cozedura.

Depois de cozida, escorra e pele a beterraba, rale-a grosseiramente e tempere-a com sal, pimenta, azeite e vinagre. Sirva o salmão polvilhado com mais endro picado e acompanhado com a batata duchesse e a beterraba.

 

Sugestão: Acompanhe com uma salada temperada com cebola picada, alguns cristais de flor de sal e um fio de azeite.

Nota: Frutas e vegetais, nunca é de mais. Está comprovado que consumir muita variedade de vegetais e fruta baixa o risco de doenças cardiovasculares. Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes fundamentais à proteção da saúde. Faça por consumir, pelo menos, cinco porções por dia destes alimentos. Dê preferência aos alimentos frescos ou congelados.

Vinho: Para esta receita de Salmão com Endro e Zimbro, um vinho branco da região de Palmela.