Olhar de Esperança leva roupas de Drancy até Castelo de Paiva

Mais de 120 cartões cheios de roupas e acessórios foram enviados esta terça-feira de Drancy (93), na região parisiense, com destino às vítimas dos incêndios de Castelo de Paiva. Um concerto será organizado no próximo sábado, 9 de dezembro para agradecer todos aqueles que contribuíram de longe ou de perto a esta ação de solidariedade.

No seguimento das tragédias dos incêndios que afetaram Portugal estes últimos tempos, assim se multiplicaram as várias ações de solidariedade no seio da comunidade portuguesa em França.

A Associação Drancéenne des Amis du Portugal (ADAP), em Drancy, abriu as suas portas durante dois dias, em início de novembro, para acolher diferentes donativos.

A Coordenadora do projeto aqui em França, Odete Fernandes, membro da associação ADAP, começou por explicar que esta iniciativa foi impulsionada pela jovem portuguesa Elsa Lopes, criadora da marca “Le coeur d’Elsa”.

“Rapidamente através das redes sociais sentimos que as pessoas estavam dispostas a ajudar. Com os contactos da associação e de todos nós, assim como a ajuda preciosa de um transportador, que de imediato, nos propôs os seus serviços, conseguimos em muito pouco tempo recolher muitos donativos”, declarou Elsa Lopes ao LusoJornal.

O movimento intitulado “Olhar de esperança” reuniu assim centenas de corações portugueses permitindo encher um camião com mais de 120 cartões. Todos voluntários, durante dois dias, tiveram o cuidado em separar as roupas de homem, de mulher e de criança, toalhas e roupa de cama. Odete Fernandes explicou também que alguns ficaram de parte e que serão entregues mais tarde, como colchões, e um sofá.

“O camião deve chegar ao seu destino na sexta-feira e vai poder entregar a um Centro municipal tudo aquilo que recolhemos aqui”. Quanto à escolha daquela localidade, foi pura e simplesmente por ser uma das que mais necessidade tinha neste momento.

O concerto no qual participarão diversos artistas lusodescendentes, como a fadista Tereza Carvalho, Christophe Malheiro, Lino Ribeiro, Manuel Campos, le groupe Finist3rra, Duo Charme Latino, ou ainda Resende, só tem por enquanto data marcada. O local do espetáculo vai depender da Mairie local. “Se tivermos uma sala maior poderemos abrir o evento às pessoas que queiram partilhar um momento agradável connosco, caso contrário, faremos na sala da associação cuja capacidade é menor”, apontou ao LusoJornal.

O espetáculo será também um momento de poder fazer um balanço sobre esta manifestação e mostrar através de fotografias e de vídeos como é que os bens foram distribuídos pelos carenciados. “Os Portugueses são generosos e têm um coração de ouro mas gostam de saber para onde vão os seus donativos”.

A ADAP já havia, em junho passado, participado numa ação semelhante para ajudar as vítimas em Portugal e teve uma vez mais através desta ação um papel preponderante para o seu sucesso.