Lusa | João Relvas

Partido Socialista: Mensagem de José Luís Carneiro às Comunidades portuguesas


“Caros Compatriotas,

Candidato-me a Secretário-Geral do Partido Socialista porque tenho uma visão de futuro para Portugal.

E nessa visão as Comunidades estão presentes de corpo inteiro, como parte indissociável do nosso esforço de desenvolvimento coletivo.

Estou bem consciente do muito que já foi feito e do que juntos fizemos quanto desempenhei as funções de Secretário de Estado das Comunidades para diminuir a distância entre Portugal e os nossos compatriotas.

Mas há sempre muito para fazer. Para fazermos em conjunto. Todos.

Estou bem consciente do amor que liga os que vivem fora do país às suas origens, à sua terra. São esses laços afetivos que eu pretendo reforçar, de forma pragmática, com programas e iniciativas que valorizem as nossas Comunidades, onde quer que estejam.

Quero fazer pontes e criar entendimentos, desenvolver Portugal com a mesma determinação e empenho que coloquei sempre que desempenhei funções públicas, como Presidente da Câmara de Baião, como Secretário de Estado das Comunidades ou como Ministro da Administração Interna.

Os meus valores pautam-se pelo humanismo, pela solidariedade, pela moderação, pela atenção aos outros.

Por isso, o meu lema de campanha exprime, acima de tudo, aquilo que quero para o país. “Por Todos e Para Todos”, manifesta o meu sentido inclusivo de procurar nunca deixar ninguém para trás e de incluir todos, dentro das nossas fronteiras e fora delas, nas dinâmicas de desenvolvimento e modernização de Portugal.

Para que todos nos orgulhemos do nosso país, uma nação grande, com quase mil anos de história.

Foi essa ação inclusiva que desenvolvi para as Comunidades com o aprofundamento de políticas no domínio do ensino, da língua e cultura, do associativismo, do apoio social, da modernização consular, do empreendedorismo, dos jovens e das mulheres. No domínio da participação cívica e política, com a implementação do recenseamento automático. De forma incansável, promovendo programas, aprofundando políticas, criando e abrindo novos caminhos, mantendo sempre uma relação de proximidade com todos e cada um.

Estar próximo das pessoas é para mim um imperativo ético. Nos bons momentos, mas acima de tudo nos mais difíceis, como aconteceu sempre que as nossas Comunidades sofreram com catástrofes naturais, acidentes ou atentados, na Europa e noutras partes do mundo. Na Venezuela, com as crises políticas e sociais. Quando os nossos foram afetados pelas tempestades Irma e Idai. Juntos enfrentamos sempre melhor as adversidades.

É com esse espírito solidário e de valorização e reconhecimento do contributo essencial das nossas Comunidades para o engrandecimento de Portugal que me apresento a esta eleição interna do Partido Socialista, a pensar no nosso futuro coletivo, onde pretendo que tenham uma participação plena e inteira.

Conto com o vosso apoio.

Sabem que contarão sempre comigo.

José Luís Carneiro