Paulo Pisco faz balanço positivo de encontros sobre ensino e apoio à Comunidade em Pontault-Combault

O Deputado do PS eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, faz um balanço muito positivo dos encontros que teve em Paris entre os dias 16 e 19, particularmente com a Coordenadora do ensino de português em França, Adelaide Cristóvão, e com a visita a Pontault-Combault (77) para reunir com o Maire Gilles Bord e com membros da Direção da Associação Portuguesa Cultural e Social, presidida por Cipriano Rodrigues.

No encontro que teve com a Coordenadora do ensino, Adelaide Cristóvão, o objetivo era fazer o balanço da implementação do Acordo de ensino entre Portugal e a França no âmbito do primeiro ciclo que determinou a passagem do Ensino de Português como Língua e Cultura de Origem (ELCO) para Ensino Internacional de Língua Estrangeira (EILE), assinado em 2016.

Para Paulo Pisco, o balanço “é bastante positivo porque houve uma valorização do ensino de Português em vários domínios” disse ao LusoJornal. “Desde logo, porque se afastou o estigma do Português como língua de emigração e porque há uma melhoria em termos pedagógicos. No presente ano letivo há mais alunos e mais professores, existindo 434 escolas espalhadas por toda a França que dão curso EILE.

Por outro lado, o Deputado considerou igualmente muito positivos os encontros que teve em Pontault-Combault para fazer um balanço do funcionamento daquele que foi o primeiro Gabinete de Apoio aos Portugueses criado no estrangeiro pelo Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Gilles Bord, Maire de Pontault-Combault, afirma que o Gabinete “tem tido uma importância fundamental para apoiar Portugueses que vivem na área da Mairie, mas também outros lusófonos e que vêm mesmo de outras localidades”.

“Por vezes somos nós que enviamos pessoas para o Gabinete, outras é o Gabinete que encaminha para os nossos serviços. Diariamente há pessoas que batem à porta da APCS para tratar de todo o tipo de problemas, mas sobretudo de cariz social. É uma verdadeira mais valia para Pontault-Combault”, afirma o Maire Gilles Bord.

O Deputado do PS esteve também na 4ª Gala da Associação ALMA e teve encontros em Neuilly-sur-Marne, com António Oliveira, na sua qualidade de membro da ADEBPA, também para tratar de questões relacionadas com o impacto da reforma do ensino em França nos cursos de Português.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]