LusoJornal / Patrícia Guerreiro

Solidariedade junta comunidade Portuguesa em Lyon

No dia 16 de fevereiro decorreu mais uma Noite Solidária e de reconhecimento, também por aqueles que trabalharam no passado mês de outubro 2018, para uma boa causa: a causa solidária.

Este “jantar-dançante-solidário”, organizado pela Associação Portuguesa da Sueca de St. Priest, na sala de festas de Meyzieu, teve como objetivo angariar fundos para duas associações de carenciados localizadas em Portugal.

Uma das associações apoiada é a Associação Protetora da Criança de Valadares, como tem vindo a ser recorrente. Foi fundada em 1954 por Leonardo Coimbra e sua esposa Maria Odete e tem por objetivo ajudar as crianças em posição de carência, em vários níveis, no meio social de Vila Nova de Gaia.

A outra associação apoiada foi a Encontrar Sonhos. Fundada em 2010, pela mãe de uma criança portadora de uma deficiência, Clementina Lino, face às dificuldades encontradas na sociedade para colocar a sua filha numa escola especial. Localizada em Portimão, esta associação, tem como prioridade dar apoio aos jovens/adultos portadores de deficiência, como trissomia, autismo e outras doenças degenerativas, em tudo o que for necessário, possível e desejável.

Ambas são IPSS (Instituto Privado de Solidariedade Social).

“A soma angariada este sábado será acumulada com a da próxima festa que decorrerá no segundo semestre do ano. Como tem vindo a acontecer, o montante irá permitir a realização de vários projetos”, diz ao LusoJornal Manuel Fernando dos Santos, Presidente da Associação da Sueca e um dos organizadores. Confidenciou também que se sente contente “com a forma como as pessoas aderem e pela sua generosidade”. “Os artistas e pessoal de trabalho estão sempre dispostos a participar por uma boa causa. Hoje também iremos fazer isso, vamos agradecer estas pessoas que estão sempre connosco”.

A festa contou com a participação dos cantores Fernando e Adriana Calheiros, Chico Alentejano e Carlinhos da Fansa como humorista, o som ficou a cargo de Filipe Ribeiro.

Manuel Fernando dos Santos conta ao LusoJornal a generosidade da Associação de Decines, que mesmo participando neste jantar com toda a sua equipa, ainda concedeu um donativo a esta causa. O banco Santander Totta fez-se representar pelo responsável em Lyon, António Rabeca, o qual também contribuiu com um donativo. Empresas de construção, comércios, restaurantes e seguros também se associaram.

Para concluir Manuel Fernando dos Santos avança que “a próxima grande festa de solidariedade irá ter lugar no próximo semestre, possivelmente no primeiro fim de semana de outubro, com mais participantes e esperando também mais donativos”.