Universidade de Lille abre inscrições para certificação em língua portuguesa

O Centro de Línguas da Universidade de Lille está a receber, desde o dia 11 de março e até ao dia 12 de abril, as inscrições para o Certificado em Línguas Estrangeiras do Ensino Superior (CLES). O CLES é uma certificação que tem por base os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), é homologado pelo Ministério do Ensino Superior francês e é implementado em 58 Universidades francesas.

Em Português, é possível obter uma certificação de nível B1 (que prova a capacidade para lidar com a maioria das situações da vida quotidiana e para compreender e exprimir-se sobre os pontos essenciais de uma conversação ou de um texto) ou B2 (que prova a capacidade para interagir com espontaneidade e de maneira clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos e na maioria das situações).

O CLES avalia a capacidade de compreender e ser compreendido na língua avaliada, ou seja, a capacidade de se comunicar. Por isso, não há questões gramaticais, nem é preciso fazer uma “preparação” para as avaliações. Essas avaliações, que duram 2 horas (CLES B1) ou 3 horas (CLES B2), decompõem-se em quatro etapas:

CLES B1

Compreensão oral: 30 minutos

Compreensão escrita, produção escrita: 1h15

Produção oral: 15 minutos

CLES B2

Compreensão oral: 30 minutos

Compreensão escrita, produção escrita: 2h15

Interação oral: 15 minutos

 

As tarefas a realizar ancoram-se em temáticas sociais, permitindo avaliar competências que sejam úteis para a vida profissional. Assim, a avaliação realiza-se sob a forma de um roteiro (o que significa que o conjunto da avaliação trata do mesmo tema: todos os documentos, audiovisuais e escritos, desenvolvem o tema em questão), com uma simulação realista de uma situação, em torno da temática própria a cada nível:

– para o CLES B1, uma situação de estadia no estrangeiro (para estudos ou estágios, por exemplo),

– para o CLES B2, um tema social ou cultural que conduza a um debate sobre o qual os participantes devem chegar a um consenso na etapa de interação oral.

 

Nas fases de compreensão, o candidato deve identificar as informações pertinentes nos documentos audiovisuais e escritos, a partir de questionários de compreensão (oral e escrita). Essas informações serão reutilizadas durante as fases de produção escrita e de produção e interação oral:

– no nível B1, pela redação de uma carta (de candidatura, por exemplo) e pela gravação de duas mensagens vocais;

– no nível B2, pela redação de um relatório, por exemplo, e por um debate com um ou (excecionalmente) dois outros candidatos, sobre o tema da avaliação e de acordo o papel que terá sido atribuído a cada um, por sorteio.

 

Desde novembro de 2016 o CLES está aberto a todos os candidatos – e não somente aos estudantes. Assim, todas as pessoas que têm conhecimentos em Português, mesmo sem nunca ter estudado a língua, podem inscrever-se.

Os estudantes da Universidade de Lille devem inscrever-se diretamente nos seus espaços pessoais no portal da Universidade, podendo beneficiar de uma primeira inscrição gratuita, por língua e por ano.

Nos demais casos, aplicam-se as seguintes tarifas:

– aluno de uma universidade convencionada: 45 € (por língua e por nível),

– outros casos: 80 € (por língua e por nível).

 

As próximas avaliações terão lugar nos próximos dias 23 e 24 de maio e, a partir deste ano, os candidatos ao CLES B2 que eventualmente não alcançarem esse nível, poderão ser aprovados no nível B1 sem ter que passar a avaliação específica.

 

Contactos e informações:

https://clil.univ-lille.fr/certifications/cles/ (CLES Universidade de Lille), para as modalidades de inscrição e o calendário das avaliações,

https://www.certification-cles.fr/certification/epreuves/ (CLES nacional), para uma descrição completa das avaliações e exemplos de testes,

cles@univ-lille.fr, para obter um dossiê de inscrição (candidatos que não sejam alunos da Universidade de Lille),

liliane.santos@univ-lille.fr, para informações sobre o CLES de Português.

Sendo uma certificação, e não um teste, o CLES não tem data de validade.

 

Liliane Santos, Universidade de Lille