LusoJornal / Carlos Pereira

Abertura de novas Secções internacionais portuguesas em Bry-sur-Marne e em St Cloud

Vão abrir três novas Secções internacionais portuguesas, no próximo ano letivo, em setembro de 2018. Uma no collège Henri Cahn, em Bry-sur-Marne (94) e duas em Saint Cloud (92), uma na escola Des Coteaux e outra no collège Verhaeren.

 

Bry-sur-Marne

Na Academia de Créteil, em Bry-sur-Marne, vai abrir uma Secção internacional portuguesa no collège Henri Cahn. Em 2018/2019 será criada uma turma de 6ème e a Secção irá evoluindo com a criação de um novo nível por ano letivo.

Esta Secção internacional vem responder à vontade de muitos pais não só de Bry-sur-Marne mas de muitos outros que tem filhos a frequentar os cursos de português EILE nas escolas de Champigny-sur-Marne, Chennevières-sur-Marne, Fontenay-sous-Bois, La Queue-en-Brie, Le Perreux-sur-Marne, Le Plessis-Trévisse, Noiseau, Ormesson-sur-Marne, Saint-Maurice, St Maur-des-Fossés e de Villiers-sur-Marne. Isto para falar apenas das localidades próximas da nova Secção internacional.

Tratando-se de uma Secção internacional, os alunos podem pedir uma transferência (derrogation). Certas localidades próximas como é o caso de Chelles, Pontault-Combault, Montreuil, Neuilly-sur-Marne, Noisy-le-Grand ou Noisy-le-Sec, por exemplo, apesar de não pertencerem ao mesmo departamento, também podem pedir a transferência.

Estamos em crer que a abertura de uma Secção internacional portuguesa em Bry-sur-Marne é uma mais valia para o ensino português e uma oportunidade para os alunos desta região de poderem fazer um percurso escolar rico sob o ponto de vista cultural e humano.

 

Saint Cloud

Na Academia de Versailles, em Chaville, existem duas Secções internacionais portuguesas, uma na escola Paul Bert e outra no collège Jean Moulin. No entanto a população escolar residente em Chaville tem vindo a aumentar e a capacidade de acolhimento dos estabelecimentos tem vindo a ficar cada vez mais reduzida.

A escola Paul Bert de Chaville deixou de ter espaço para acolher a Secção Internacional Portuguesa (SIP), encontrando-se esta a funcionar fora da escola, numa sala cedida pela Mairie. Por esta razão, a partir de setembro de 2018, a SIP da escola Paul Bert de Chaville vai ser transferida para a escola Des Coteaux, em St. Cloud, uma escola que tem capacidade para acolher os alunos da SIP. No próximo dia 15 de março, às 19h00, terá lugar uma reunião de informação na escola Des Coteaux.

Sabemos que nem todos os alunos que atualmente frequentam a SIP da escola Paul Bert poderão passar a deslocar-se diariamente para a escola Des Coteaux, em Saint Cloud, a partir de setembro. Para que estes alunos possam continuar o percurso que iniciaram, a Coordenação do Ensino Português continuará a assegurar um curso em Chaville que lhes é destinado até que completem o CM2.

O Collège Jean Moulin de Chaville, em 2018/2019 continuará a assegurar os níveis dos alunos que já frequentam a SIP, 5ème, 4ème e 3ème. No entanto, a 6ème vai abrir no collège Emile Verhaeren em Saint Cloud. A Secção Internacional Portuguesa do collège vai sendo assim transferida progressivamente, um nível em cada ano escolar, de Chaville para o collège Emile Verhaeren de Saint Cloud. Este collège fica mesmo ao lado do Lycée Alexandre Dumas, onde já funciona a Secção Internacional Portuguesa (lycée) que assegura a continuidade.

Não é uma transferência fácil pois a Secção portuguesa tinha criado uma dinâmica de integração e de participação ativa nos projetos escolares em Chaville, graças às equipas pedagógicas dos estabelecimentos e aos professores da SIP, mas também graças aos pais e à Associação de pais que em muito têm contribuído para a visibilidade da Secção e para os excelentes resultados deste ensino. A dedicação de pais, professores e alunos necessita agora de uma energia redobrada para esta mudança, a mesma energia e compreensão de que sempre deram mostras ao longo destes 11 anos de construção da Secção internacional portuguesa de Chaville.

 

Adelaide Cristóvão

Coordenadora do Ensino de Português em França

Embaixada de Portugal

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]