Bordeaux e Strasbourg: Inscrições no projeto de ensino ‘online’ de português terminam a 8 de setembro

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

As inscrições para os cursos ‘online’ de ensino da língua portuguesa nas regiões de Bordeaux e de Strasbourg devem ser efetuadas até 8 de setembro.

O projeto-piloto do Governo português para o ensino ‘online’ da língua portuguesa no estrangeiro visa, segundo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, “dar resposta a uma crescente procura de aulas de português e de alunos que não conseguem frequentar estas aulas por viverem em áreas com uma elevada dispersão geográfica, que não permite, com essa dispersão, formar turmas”.

Com efeito, o Instituto Camões tem atualmente em França 102 professores de português a lecionar no ensino básico (primário), mas não consegue responder a todas as inscrições no conjunto do país.

Este projeto de ensino à distância vai ter duas regiões de teste em França, uma em Strasbourg e outra em Bordeaux. Estas foram as duas regiões que o Governo escolheu para testar este tipo de ensino.

Paulo Cafôfo já esteve em França a entregar ‘tablets’ aos alunos que aprendem português nas associações – “todos os alunos do ensino paralelo terão acesso a um ‘tablet’” disse ao LusoJornal – e esteve também em Bordeaux e em Strasbourg, também a distribuir ‘tablets’ já no quadro deste teste de ensino online. Os ‘tablets’ integram já plataformas de recursos pedagógicos digitais.

Mas o Secretário de Estado deu mais informações sobre o projeto-piloto de ensino à distância, que consiste em aulas que irão decorrer ‘online’ duas vezes por semana, à quarta-feira à tarde e ao sábado da parte da manhã, durante 30 semanas, tendo a duração de 60 minutos cada aula e com a formação de turmas de 15 alunos, no máximo.

“Estas turmas de 15 alunos terão um professor-tutor que irá acompanhar e irá lecionar estas aulas que irão decorrer em plataforma digital, mas mantendo os mesmos programas do ensino presencial. E, portanto, estes alunos serão acompanhados por um professor. Terão este recurso com esta plataforma de conteúdos digitais e de recursos educativos digitais associados ao ‘tablet’ que receberam”, frisou o Governante.

“E poderão nestes cursos ter também a respetiva certificação. Portanto, não há aqui qualquer diferença entre o ensino presencial e o ensino ‘online’”, acrescentou.

As aulas poderão ser frequentadas por alunos dos 8 aos 17 anos, mas têm imperativamente de residir em departamentos/áreas sem oferta de cursos presenciais do Camões, I.P., nomeadamente nas zonas de Meurthe-et- Moselle, Meuse, Moselle-Metz e de Bordeaux.

As inscrições são gratuítas e estão disponíveis no portal da Coordenação do Ensino do Português em França AQUI, além de informação disponível nos Consulados de Portugal na área de jurisdição, de Bordeaux e de Strasbourg. Devem ser feitas imerativamente até 08 de setembro.

“Isto é uma inovação em que, a par da digitalização do ensino e da forma presencial, temos também a utilização da digitalização do ensino ‘online’, para uma amplificação da nossa rede e de alunos que neste momento não têm possibilidade de se inscrever no ensino presencial, que possam, de uma forma complementar com o ensino ‘online’ o ensino presencial. Não é de forma alguma substituir o ensino presencial pelo ensino ‘online’”, garantiu Paulo Cafôfo.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]