Cardeal-Patriarca de Lisboa está em Paris até domingo

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, chegou ontem à tarde a Paris, onde vai ficar até domingo, para participar, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris, no Centenário das Aparições, com a Comunidade católica portuguesa que reside na capital francesa.

Logo que chegou a Paris foi saudar o Cardeal-arcebispo de Paris e encontrou-se depois com Mgr Xavier Rambaud, Vigário episcopal do Cardeal Vingt-Trois para as Comunidades estrangeiras de Paris.

Ontem à noite participou na Peregrinação Centenária, no Santuário da Porte de Lille, com terço, missa e procissão de velas.

Esta sexta-feira o Cadeal-Patriarca de Lisboa vai almoçar na Embaixada de Portugal, visita a Fundação Calouste Gulbenkian e depois participa, no Consulado Geral de Portugal em Paris, num Encontro de informação e diálogo sobre «a situação atual da emigração portuguesa em Paris e na região parisiense».

Segundo nota do Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris, estarão presentes neste Encontro, o Cônsul Geral António Moniz, o Cônsul-Geral Adjunto João de Melo Alvim, o Adido Social Joaquim do Rosário, e outros representantes do Consulado “com implicação no acompanhamento dos Portugueses”, mas também o Capelão nacional dos Portugueses e Director do Serviço nacional da Pastoral dos Migrantes da Conferência Episcopal de França, Padre Carlos Caetano, o Secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, os representantes de algumas Comunidades católicas e de associações portuguesas com trabalho relevante na área social e cultural, a Santa Casa da Misericórdia de Paris, os dois Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Europa à Assembleia da República, alguns membros do Conselho consultivo da área consular de Paris (entre os quais o próprio Reitor do Santuário), os membros do Conselho das Comunidades Portuguesas residentes na região de Paris.

No sábado de manhã, o Cardeal-Patriarca vai falar com os jornalistas, e de tarde tem um encontro com os Confirmandos: «o Bispo testemunha a sua confirmação» explica o Reitor Nuno Aurélio. Depois de uma missa dominical antecipada, D. Manuel Clemente tem um jantar informal com os leigos adultos e jovens dos grupos, movimentos e serviços do Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris.

No domingo, depois da Missa das 11h00, o Cardeal-Patriarca vai saudar o Maire de Paris 19 – o bairro onde está instalado o Santuário – e depois regressa Lisboa.