Deputada Nathalie de Oliveira visitou associações portuguesas de Clermont-Ferrand


A Deputada Nathalie de Oliveira, eleita pelo círculo eleitoral da emigração na Europa no Parlamento português, esteve este fim de semana em Clermont-Ferrand (63), a convite de João Veloso, Presidente da associação Os Camponeses Minhotos, e visitou todas as associações portuguesas da capital do Auvergne.

Nathalie de Oliveira participou num jantar no sábado à noite na Casa de Portugal – a sede dos Camponeses Minhotos – onde atuou o grupo folclórico desta associação, e no domingo passou a tarde também com os membros da coletividade por ocasião do Magusto e da Festa do S. Martinho, onde atuaram os Amigos Unidos de Motluçon.

Durante a sua passagem por Clermont Ferrand, a Deputada visitou as três outras associações portuguesas da cidade: a Associação desportiva e cultural do Puy-de-Dôme, a mais antiga criada na cidade, assim como Os Bem Unidos e a Biblioteca Portuguesa, que têm a particularidade de estarem lado a lado.

Na “ASC do Puy-de-Dôme”, Nathalie de Oliveira encontrou a nova equipa de Direção, visitou as instalações próximas da Gare de Clermont e tomou nota das atividades das duas equipas de futebol.

Contrariamente ao que pode deixar perceber o nome da associação, a atividade principal da Biblioteca Portuguesa também é o futebol e os Bem Unidos têm um grupo folclórico que também atuou para a Festa do S. Martinho, por ocasião da passagem da Deputada portuguesa.

As quatro coletividades ofereceram castanhas aos seus associados.

Ainda durante a sua passagem por Clermont-Ferrand, Nathalie de Oliveira cruzou-se com a Maire Adjointe da cidade, Manuela Ferreira, que tem o pelouro da vida associativa e almoçou no mais recente restaurante português que abriu na região, o “Conquistador” em Riom, tendo conversado longamente com o casal proprietário.

Em declarações ao LusoJornal, Nathalie de Oliveira destacou a importância das instalações das quatro associações portuguesas de Clermont-Ferrand, com destaque particular para a Casa de Portugal, cuja obra monumental está praticamente terminada e prometeu voltar a Clermont-Ferrand por ocasião da Festa de S. João, a maior festa franco-portuguesa da região e provavelmente uma das maiores de França.